12 de julho de 2019

José Sarto assume Governo do Ceará pela primeira vez


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT), assumiu interinamente o Governo do Ceará na noite de ontem (11/07). Terceiro nome na linha sucessória, Sarto deve permanecer como governador em exercício até a próxima quarta-feira (17/07), quando o governador Camilo Santana (PT) reassume o cargo.

Ele recebeu o cargo das mãos da vice-governadora Izolda Cela, que estava exercendo a chefia do Executivo e segue para os Estados Unidos, onde cumpre agenda oficial em Washington. 

“Tenho a honra de passar a chefia do Executivo para o presidente da Assembleia, José Sarto, que tem demonstrado espírito público e tem plenas condições para desempenhar esta missão republicana, prevista em nossa Constituição Estadual. Certamente o governador Camilo Santana também se sente honrado em ter o deputado Sarto como representante oficial do Governo do Ceará durante este período”, ressaltou Izolda.

O governador em exercício agradeceu as palavras da professora Izolda Cela e destacou que durante a interinidade no cargo vai cumprir a missão constitucional. “É uma honra assumir este cargo ainda que temporariamente e agora estamos dispostos a ajudar no que for possível e fazer valer a confiança do povo cearense e dos deputados que nos conduziram à presidência da Assembleia, consequentemente confiando a missão de chefiar o Executivo quando da ausência do governador Camilo Santana e da vice, Izolda Cela”, disse.

É a primeira vez que Sarto assume a função. Já o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), fica interinamente à frente da Casa.

Sarto está no sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Ao longo de 30 anos de vida pública, ocupou diversas posições estratégicas na política cearense. Na legislatura passada, foi vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle.

Também foi líder do Governo Cid Gomes e presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação e de Educação, além da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT. Já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente.

Sarto ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente também a Prefeitura da Capital.

José Sarto Nogueira Moreira é natural do município de Acopiara, interior do Estado. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos da América. Recentemente, ingressou no curso de mestrado de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.


Compareceram à solenidade os deputados Nezinho Farias, Walter Cavalcante, Sérgio Aguiar, Nizo Costa, Bruno Pedrosa e o secretário executivo das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.