8 de setembro de 2019

Grito dos Excluídos 2019 traz críticas ao Governo e às desigualdades

Reivindicações passam por temas ligados à educação, saúde e moradia (Foto: Júlio Caesar)
O 25º Grito dos Excluídos levou ontem (07/09) às ruas da Praia do Futuro, em Fortaleza, críticas ao atual sistema econômico, ao Governo e a temas locais, como a nomeação de Cândido Albuquerque a reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a situação de moradores de rua e a degradação das lagoas nas áreas urbanas da Cidade. A tradicional manifestação que ocorre em paralelo aos desfiles militares no dia da Independência, este ano, teve como lema "Este sistema não Vale".

A concentração começou por volta das 8 horas em frente à Escola Frei Tito de Alencar, na avenida Dioguinho, na Praia do Futuro. E de lá seguiu pela avenida para a praça Dom Helder Câmara. A manifestação encabeçada pela Arquidiocese de Fortaleza teve grande adesão de centrais sindicais e de movimentos sociais.

Durante o protesto, vários estudantes, contrariando o apelo feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para que as pessoas usassem verde e amarelo no dia 7 de Setembro, preferiram o preto.

Ao longo do trajeto do Grito dos Excluídos, foram realizadas três grandes paradas — em frente à comunidade do Coco, da Embratel e às barracas de praia — para dar ênfase aos três "Ts" destacados nos discursos do papa Francisco: terra, teto e trabalho. Diante da praça Dom Helder Câmara houve ainda uma homenagem a lideranças, como irmã Dorothy, Dom Helder e Chico Mendes.
 
No Grito também teve a defesa da Floreta Amazônica (Foto: Júlio Caesar)
Além dos recentes cortes na área da educação, que estão afetando, sobretudo, os investimentos em pesquisa, a escolha de Bolsonaro por Cândido Albuquerque como reitor da UFC, o último colocado na lista tríplice, foi alvo de críticas no Grito dos Excluídos realizado ontem em Fortaleza. 

"Nossa pauta hoje é, principalmente, contra a intervenção na UFC, que consideramos autoritária, ilegítima e que vamos continuar combatendo", afirmou o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), Bruno Rocha.

A temática da moradia digna também se fez presente. "A gente está nas ruas contra a violência, em busca dos direitos, mais moradia, menos ódio. Muitos moradores que perderam suas casas durante as enchentes no conjunto Palmeira estão até hoje esperando uma resposta do Poder público", defendeu Elizabeth Vieira, dos Movimentos Populares do Jangurussu-Palmeira.

"Nós queremos chamar atenção principalmente das autoridades para a falta de saneamento básico, segurança pública, a falta de saúde, educação que tanto está afetando nossos jovens. Este sistema econômico que está imposto para nós não vale. Está acabando com nossas florestas, rios, casas e direitos. Estamos vivendo uma série de retrocessos sociais", afirmou o coordenador de articulação das pastorais sociais da Arquidiocese, Ítalo Morais.

Depoimentos de quem foi ao Grito:

"Não podemos ficar de braços cruzados a tudo que está acontecendo. Estão tirando nossos direitos com estas reformas, privatizações e tantos retrocessos." Carla Azevedo, 18 anos, pelo terceiro ano seguido, ela prefere acompanhar o Grito dos Excluídos aos desfiles militares. 

"A gente precisa de atenção. Meu marido foi espancado enquanto dormia por dois rapazes. Isso não é vida. Precisamos de um lar, um aluguel social." Luciene da Silva, em situação de rua há sete anos

"Queremos denunciar o que vem acontecendo na área da lagoa de Itaperaoba. Este espaço que pertence à comunidade vem sendo privatizado e degradado." Ademar Silva, coordenador do movimento pró-parque Lagoa de Itaperaoba

"As práticas do Estado não ajudam a ressocializar os jovens. Lá dentro práticas de tortura continuam acontecendo, eles ficam ociosos, o Estado não faz a parte dele." Carmen Pereira, servidora pública

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.