25 de setembro de 2019

Para especialistas discurso de Bolsonaro foi antiquado e ideológico

Presidente optou por fazer ataques em vez de usar um tom mais conciliador (Foto: Johannes Eisele)
O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24/09), em Nova York, acabou sendo bairrista e não contribuiu para melhorar a imagem do Brasil no exterior, de acordo com especialistas ouvidos pelo Correio. Para eles, a fala do chefe do Executivo na principal arena internacional foi muito ideológica e antiquada, remetendo a um mundo que não existe mais, o do pós-guerras.

Ao criticar o socialismo, o globalismo, culpando a mídia pelas críticas internacionais, Bolsonaro não poupou nem mesmo o Cacique Raoni, reconhecido globalmente como defensor da Amazônia e indicado ao Prêmio Nobel da Paz, e se mostrou menos flexível do que os ex-presidentes de governos militares, que foram mais conciliadores do que o capitão reformado.

“Não foi um discurso de estadista voltado para o mundo, mas de um político voltado para a base que o elegeu”, resumiu o embaixador Marcos Azambuja, conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Ele comentou que não se surpreendeu com a fala do presidente, porque ele acabou falando apenas para os convertidos. “O discurso foi feito pensando no público interno e no eleitorado dele. Não esperava outra coisa”, destacou.
Continua depois da publicidade

Contudo, Azambuja ressaltou que a fala de Bolsonaro não teve o tradicional tom conciliador dos presidentes brasileiros que tradicionalmente fazem o discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU.

“Bolsonaro tem uma retórica que diverge da tradição da diplomacia brasileira, que sempre buscou convergências. Ele, ao contrário, acentua as divergências e se considera o detentor de uma verdade, e, por isso vive repetindo o refrão da Bíblia como se ele fosse o portador dessa verdade. Mas essa não é a linguagem da diplomacia, que é a ponte para entender os outros por meio do diálogo com quem é diferente e tem outras opiniões”, avaliou o diplomata.

Especialistas lamentam o fato de Bolsonaro ter desperdiçado os holofotes do mundo para falar apenas para os eleitores cativos, atacando todas as ONGs, os socialistas, a França, a Alemanha e a mídia, sem apresentar propostas.

“O presidente se dirige sempre ao mesmo grupo e ele costuma criticar os outros alegando que são ideólogos, quando ele também é um ideólogo da direita”, pontuou.

Para o professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Vinícius Vieira, o discurso de Bolsonaro reflete as linhas gerais da política externa do presidente, caracterizada pela ruptura da tradição diplomática do Brasil de defesa do multilateralismo. De acordo com o especialista, em vez de fazer um discurso antiquado, de política anticolonial e de defesa da soberania, ele deveria ter falado em cooperação, já que estava em um fórum multilateral. 

“Ele fez uma fala que já é clássica do presidente, de defesa da soberania nacional, sem citar cooperação sequer com os países vizinhos com quem o Brasil divide a Amazônia e reforçou sua postura crítica a direitos humanos e povos originários, além de ter exagerado ao se referir a Cuba, Venezuela e França, o que não é uma prática recomendada na diplomacia”, avaliou.

Ele lembrou que, mesmo no período militar, falava-se mais em cooperação do que no governo Bolsonaro, uma vez que, em 1978, foi assinado o Tratado de Cooperação da Amazônia, com oito países. 

“Nossos problemas não serão resolvidos apenas por nós. É preciso cooperação”, disse.

O analista político Carlo Barbieri, também considerou que Bolsonaro que a fala do chefe do Executivo trouxe ‘mais do mesmo’.

 “Em termos internacionais, ele falou para dois públicos: o governo americano e o da França e de outros países que se opuseram ao Brasil em relação à Amazônia. Foi agressivo. Não modificou em nada. Continua batendo em quem não se simpatiza com a opinião dele. Ele sequer tentou reformular a imagem que os países têm dele, apenas reforçou o que já vinha dizendo”, completou.

Falácias

Marcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace, ressaltou que, nos 30 minutos em que ocupou a tribuna da ONU, Bolsonaro atacou três países, mentiu sobre a realidade brasileira, apoiou-se na teoria da conspiração globalista, atacou os povos indígenas e fez propaganda para o eleitorado no Brasil, além de afirmar que o Brasil, sob sua gestão, está mais seguro, poucos dias após o trágico assassinato de uma criança de oito anos no Rio de Janeiro por ação violenta do Estado. Para ele, o discurso do presidente é que foi baseado em falácias.

“A fala do presidente sobre meio ambiente foi uma farsa. Bolsonaro tentou convencer o mundo que protege a Amazônia, quando, na verdade, promove o desmonte da área socioambiental, negocia terras indígenas com mineradoras estrangeiras e enfraquece o combate ao crime florestal. Sob sua gestão, as queimadas, o desmatamento e a violência aumentaram de forma escandalosa. Para a floresta e seus povos, Bolsonaro é um problema, não a solução”, criticou.

O professor de Ciências Políticas na Universidade de Brasília (UnB), Aninho Irachande, apontou que faltou humildade no discurso de Bolsonaro, o que deixa o país ainda mais isolado internacionalmente.

“Ele não compreende a grandeza de um discurso na ONU, nem a gravidade na área ambiental do ponto de vista civilizacional que a humanidade vive. Fez discurso para combater falácias, usando outras falácias. Foi um discurso feito fora de propósito, direcionado para quem o apoia, em um palanque incorreto. Sair culpando a mídia e o socialismo pelo que está acontecendo no Brasil não faz sentido. Ele não demonstrou abertura para cooperação, para diálogo, nenhuma humildade para entender que faz parte de um universo em que o Brasil não pode viver isoladamente. Bolsonaro isola ainda mais o Brasil e nos coloca numa condição de quase pária internacional. Não é repercussão de direita ou de esquerda, mas uma reação de qualquer pessoa racional porque em oito meses ele sepultou a tradição da política brasileira de abertura e diálogo” destacou.

Sem impacto
Contudo, para o mercado financeiro, a fala de Bolsonaro não teve muito impacto, especialmente, após a notícia da abertura de um processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara norte-americana, anunciada nesta terça-feira (24/9) pela deputada democrata Nancy Pelosi, presidente da Casa.

“O discurso foi de pouco impacto, ainda mais com a notícia de abertura de processo de impeachment nos EUA. Tal fato, somado a mais um atraso na reforma da Previdência no Senado brasileiro contribuíram negativamente para a piora no sentimento de risco nos mercados”, destacou um operador de Wall Street. Para ele, Bolsonaro acabou sendo ignorado pelos operadores diante dos demais fatores que derrubaram as bolsas de Nova York e do Brasil.

De acordo com levantamento da consultoria norte-americana Eurasia, a grande mídia rejeitou o discurso de Bolsonaro. Contudo, destacou que o compromisso com uma agenda orientada para o mercado continua forte.

“Acho que domesticamente o discurso cumpriu uma função. Tem lógica política para ser fiel às bases. Mas, internacionalmente, prejudica a imagem”, avaliou cientista político Christopher Garman, diretor da Eurasia.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.