9 de setembro de 2019

Bolsonaro passa por mais uma cirurgia e Mourão assume a Presidência

O senador Flavio Bolsonaro postou foto ao lado do pai após cirurgia
A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro para correção de uma hérnia incisional foi considerada muito bem-sucedida, informou ontem o médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo. A operação, que ocorreu no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, começou às 7h35min e terminou às 12h40min. Macedo disse que Bolsonaro está "muito bem clinicamente".

A estimativa inicial era que a cirurgia durasse entre duas a três horas. Questionado na coletiva que concedeu, ao lado do porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, Macedo negou complicações durante o procedimento.

"A gente fala que vai durar duas horas. Mas vai durar o que é necessário. Se precisar durar quatro, que demore. O importante é ficar bem feito. Tem de ter muito cuidado para não machucar o intestino de forma alguma", explicou, destacando que o tempo maior foi por causa de uma aderência do intestino.

Ainda de acordo com o médico, a chance de a hérnia voltar é pequena. "Elas tem índice de reincidir, mas essa probabilidade não é superior a 6%. A chance é muito pequena. O tecido está bem mais musculoso e mais forte, é de imaginar que não vai haver reincidência, mas é sempre possível", disse.

O médico acrescentou que Bolsonaro ficará no hospital durante cinco a seis dias e poderá viajar entre uma semana e dez dias. A alimentação inicial será apenas de líquidos. Bolsonaro fará sua recuperação no apartamento e, por orientação médica, estará com visitas restritas.

Na coletiva, que durou cerca de dez minutos, Rêgo Barros disse que o vice-presidente, general Hamilton Mourão assumiu desde ontem o exercício da presidência pelo prazo de cinco dias. Ele destacou, entretanto, que a retomada dos despachos por Bolsonaro do hospital vai depender da sua recuperação e que o prazo de cinco dias é um protocolo legal.

Três filhos do presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro estiveram no hospital para acompanhá-lo. A família assistiu à intervenção, informou Macedo, de uma sala espelhada ao lado da que foi feita a cirurgia.

Os filhos do presidente fizeram postagens nas redes sociais afirmando que o pai passa bem após a cirurgia.

"Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!", postou o próprio presidente no Twitter no fim da tarde de ontem.

Essa foi a quarta intervenção cirúrgica de Bolsonaro após a facada que sofreu há um ano, em Juiz de Fora (MG), durante ato da sua campanha presidencial. A nova cirurgia foi para corrigir uma hérnia incisional (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, ficará no exercício da Presidência enquanto o presidente Bolsonaro se recupera da cirurgia.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.