5 de fevereiro de 2022

Professores de Penaforte cobram reajuste do prefeito. Faixas são arrancadas das ruas

As quatro faixas colocadas nas ruas de Penaforte foram arrancadas na madrugada (Foto: Reprodução/Instagram)

Professores e professoras do Município de Penaforte colocaram faixas em vários pontos da cidade para cobrar o reajuste dos seus vencimentos no mesmo percentual aplicado ao Pisa Salarial do Magistério autorizado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.

Ocorre que as faixas colocadas na noite de ontem (04/02) sumiram misteriosamente das ruas Penaforte.

O professor Wecsley Fernandes usou as redes sociais para denunciar o fato. “A que ponto chegamos. Diante de uma manifestação pacífica da classe de professores, cobrando através de faixas, do prefeito que cumpra a lei do piso e dê o reajuste de 33,32%, vimos apoiadores da gestão inclusive políticos que receberam votos de professores se manifestarem contra a classe em redes sociais, e ainda mandaram retirar as faixas. Mais isso não vai nos calar, não vamos desistir de nossa luta. 33,32% é lei e tem que ser cumprida”, escreveu o professor.

 A professora Edvalda Teixeira também comentou o fato “A nossa luta vem desde o ano passado que não foi concedido o aumento aos professores( não houve rateio,mas pessoas que não é da educação está na folha do Fundeb recebendo do que é nosso de direito)não há incentivo para os professores que teve que comprar um celular melhor, um notebook para manter uma melhor qualidade no ensino da escola penafortense, e nossa progressão que engavetaram o retroativo AI NAO TEMOS MOTIVOS PARA RECLAMAR” comentou.

Para a professora Graça Oliveira o fato é uma afronta a democracia “Queremos apenas o que é nosso por direito.  Coibir o direito de manifestação, ainda pacífico, é de fato muito preocupante. A luta é da classe, e não partidária. É bom que cada um reflita”, escreveu

O ex-prefeito Luis Celestina também usou as redes sociais para compartilhar imagens das faixas dos professores e escreveu: “A valorização do servidor público não é favor e sim uma obrigação do gestor! Estamos juntos nessa luta!”.

A retirada das faixas na madrugada de hoje foi atribuída a pessoas ligadas a gestão Municipal. O prefeito municipal, Rafael Ferreira (PT), ainda não se manifestou sobre o caso.

“Mas uma coisa que ele não pode, é impedir de postarmos na nossa rede social. Tem registros e mostra o quanto o sindicato tá tendo dificuldade em conversar com o gestor”, escreveu Edvalda Teixeira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penaforte (SINDISFORTE) lançou nota repudiando o fato que tratado como “atitude criminosa” e que “atitudes como essas jamais enfraquecerão a luta da classe pela garantia de seus direitos”.

Leia na íntegra a nota do Sindicato:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penaforte - SINDISFORTE, repudia veementemente a atitude criminosa daqueles que, durante a noite do dia 04/02/2022, destruíram todas as faixas de protestos afixadas em vias públicas da cidade, as quais traziam palavras de ordem e de respeito a categoria dos profissionais da educação municipal que lutam pela concessão do reajuste salarial de 33,23%, conforme fixado pelo Governo Federal e que, negligentemente, ainda não foi concedido pela gestão municipal. O direito fundamental à livre manifestação e a liberdade de expressão são garantidos pela Constituição Federal e são pilares essenciais de um estado democrático de direito.

Ao tempo em que esta entidade repudia tais atitudes e ataques à direitos fundamentais, informa que tomará as medidas legais para que se chegue a identidade e autoria dos envolvidos ou de quem tenha mandado para que sejam devidamente responsabilizados.

Registro, por fim, que atitudes como essas jamais enfraquecerão a luta da classe pela garantia de seus direitos. Piso salarial é lei e por esse motivo deve ser cumprido, não é nenhum favor!

Maria Lucineide Soares de Oliveira - Presidente do SINDISFORTE

2 comentários:

  1. O prefeito de Penaforte é do PT? Acho que esta informação está equivocada. Favor verificar, e se for o caso corrigi-la.

    ResponderExcluir
  2. O prefeito de Penaforte é do PT? Acho que a informação está equivocada. Favor conferir e, se for o caso corrigi-la.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.