25 de agosto de 2011

“Importância da Participação da Mulher na Política” tópico do Orkut


A comunidade “A Política de Altaneira” no sítio de relacionamentos Orkut sempre foi bem movimentada, apesar do pequeno número de participantes os debates sempre foram acalorados. Lá existem tópicos com mais de 200 respostas.

O debate mais recente na Comunidade “A Política de Altaneira” é a postagem do vereador Junior Maia da cidade de Coronel João Pessoa, no Rio Grande do Norte, com o título “Importância da Participação da Mulher na Política”.

Ele discorre o seguinte:
Democracia é participação política e representação social. Como podemos dizer, então, que exercemos a plena democracia, se as mulheres, que são 51% da população e do eleitorado brasileiro, ocuparam menos de 12% dos 1.681 cargos políticos disputados nas últimas eleições?Na sua jornada, muitas vezes tripla de trabalhadora, mãe e dona de casa , a mulher lida de perto com todas as questões sociais brasileiras. A educação dos filhos, o orçamento para as compras do mês, os jurosdas compras a prazo, a saúde, a preocupação com a violência, o desemprego próprio, do marido, do filho, do irmão... E, com sensibilidade e dedicação, elas vão encontrando as soluções para dar conta da vida. É preciso fazer representar esse olhar feminino do mundo. É preciso fazer valer a experiência feminina de gestão dos problemas cotidianos. A presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudan-ças nas relações domésticas e sociais. É dessa forma que entendemos que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política. Hoje, as mulheres representam metade do eleitorado no Brasil. Entretanto, elas permanecem minoria absoluta no Parlamento, no Executivo e no Judiciário, apesar da existência de cotas previstas em lei.

Kelly Nunes, também da cidade de Coronel João Pessoa, no Rio Grande do Norte foi a primeira a comentar e escreveu “Agora é a vez da mulher, a primeira mulher a Governa Altaneira” (SIC)

O jovem Edezyo Jalled, participante ativo da comunidade, respondeu imediatamente: “Tenho certeza de que não será dessa vez em que Altaneira terá uma representante mulher, pois na outra chapa temos um competente empresário filho de Altaneira que certamente será Eleito pelo povo altaneirensse!

Edycler Jefferson complementa a informação de Edezyo e afirma: essa mulher é a mesma que abandonou seus eleitores em 2005 (depois da eleição de 2004) deixando-os serem humilhados e perseguidos por destronados que hoje se dizem aliados.

O nosso talentoso Ricardo de Netinha entra com uma de suas sempre inteligentes tiradas: “Kelly desculpa, mas vc chegou atrasada no seu comentário. Damares foi a primeira mulher a governar Altaneira.”

Outros participantes repetem a frase de Ricardo e a tá o fechamento desta postagem o tópico já contava 14 respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.