5 de agosto de 2011

"Furdunço, o Órfão!" por José Evantuil


Desde os primeiros passos dessa Terra, Altaneira tem se destacado pela vocação cultural de seu povo. Cultura que infelizmente, ora é apoiada, ora amarga as malvadezas dos caprichos políticos. Alias, um povo muito político. "Todo homem é político" quase tudo nessa cidade começa e termina com uma pitada da política partidária. Existe "lados, cores, jeitos, alcunhas".... Temos grupos populares (ainda sem carteirinha) só para discutir o tema.

Tudo isso seria muito útil se o fiel da balança não pendesse apenas para o lado partidarista. Nossa política tornou-se como um "brasileirão" a cada 2 anos. Falo da política assim porque o GRUPO DE DANÇARINOS DO FURDUNÇO tem sido a mais recente "vítima".

Grupo que resiste ao seu 10º. aniversário não apresentou-se este ano pelas conseqüências do jogo político. O grupo além de ser artístico muitos no seu interior possuem destaque na política partidarista.

E a administração, por sua vez usou armas da política partidária resultando num prejuízo cultural.

Em meio às trocas de acusações, em 2011 o Furdunço não dançou em solo altaneirense.

O grupo Furdunço nasceu sob a direção e o talento do atual secretário de cultura, Uberlandio. O Furdunço perdeu o pai, seu idealizador e agora perdeu a mãe, prefeitura, principal apoiadora da cultura.

Ai eu pergunto. Faltou maturidade, profissionalismo e amadurecimento de ambos os lados que insistem nessa queda de braço em nome de um lado político.

Não adianta colocar a culpa na maior vitima o Furdunço e a cultura local, mas todos precisam saber que cultura é identidade. E é isso mesmo que tememos perder se continuarmos alimentando esse campeonato baixo da politicagem de cidade pequena.

Publicado originalmente no Blog Mandibula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.