13 de setembro de 2017

Ceará é referência em capacitação automotiva

Professores e alunos das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste que estão na unidade do Senai para curso de mecânica básica (Foto: Aurelio Alves)
Elevando o Ceará a Estado de referência na capacitação de técnicos/mecânicos da área automotiva no Norte e Nordeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) inaugura hoje, na unidade Barra do Ceará, o seu novo Centro de Treinamento e Formação das marcas francesas Peugeot e Citroën, ambas controladas pelo grupo automobilístico PSA.

De acordo com o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, o Ceará entrou em uma “disputa saudável” com o Senai de Pernambuco e o Senai da Bahia, ao longo de aproximadamente 10 meses, até ser avaliado e, enfim, escolhido para assinar o termo de cooperação com o Grupo. Para ele, o resultado não se deu ao acaso. Um dos fatores preponderantes na decisão, aponta, foi a unidade já ter um grande volume de convênios - 10 marcas da indústria automotiva, incluindo Ford, Bosch e MWM Motores Diesel. Com a nova parceria, portanto, o número de parcerias sobe para 12.

 “O Grupo PSA procurou a CNI (Confederação Nacional da Indústria) porque queria se instalar no Norte e Nordeste. E o Ceará foi contemplado na disputa porque temos expertise em capacitação no ramo automotivo, nossos docentes não são terceirizados e têm larga experiência; e ainda porque temos uma estrutura física (pátio com mais de 100 metros de comprimento) importante para abrigar a ferramentaria dos automóveis das concessionárias”.

Acrescenta que o Ceará passou a ser a terceira unidade federativa do Brasil, junto a São Paulo e Rio Grande do Sul, a contar com um Centro de Treinamento da empresa PSA.

Outro ponto importante, sublinha o gerente da unidade Senai da Barra do Ceará, Sales Brandão, é a economia que o Centro Regional é capaz de gerar. “Sai mais barato capacitar os funcionários aqui do que fazer deslocamento deles para o Sul e Sudeste. E a gente ganha porque o docente do Senai é levado para se capacitar fora, absorver conhecimento e disseminá-lo para concessionárias e montadoras”.

A partir da parceria com a PSA, o Senai já deu início nesta segunda-feira, 11, a aulas do curso de Mecânica Básica para 11 alunos vindos das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste. O módulo, voltado para o sistema veicular das marcas Peugeot e Citroën, tem duração de 40 horas.

Conforme Brandão, os cursos da área automotiva não ficam restritos aos técnicos. “As empresas aportam tecnologia aqui e temos o compromisso de formar primeiro o pessoal das concessionárias e montadoras deles. Depois, o equipamento fica liberado para que o Senai faça a capacitação ou cursos técnicos junto à comunidade”.

Instrutor do Senai-CE há 30 anos, Jucelio Matos, 53, adianta que em outubro e novembro serão formadas novas turmas para o curso de Mecânica Básica. Os treinamentos são formatados pela montadora e gratuitos para jovem aprendiz, de 14 a 22 anos, contratados pelas empresas automotivas. Para a comunidade, em geral, as aulas são pagas.

Holanda lembra que “o Senai junto à CNI vem buscando o que tem de melhor no cenário mundial”.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.