21 de setembro de 2017

Marco Aurélio nega pedido de liminar do TCM e diz que decisão será do Pleno

O ministro Marco Aurélio, relator do caso do TCM no Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar que não vai decidir monocraticamente sobre a liberação de liminar para suspender a extinção do órgão.

Em decisão da última segunda-feira (18/10) ele indeferiu ação cautelar da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que pedia a suspensão do fim do TCM, e disse que assunto será tratado pelo Pleno do STF.

“É impróprio determinar a suspensão de norma impugnada mediante decisão individual, considerada a competência do Pleno para implemento de medida acauteladora, exigida maioria absoluta — 6 votos”, diz a decisão do ministro.

No dia 5 de setembro, ele pediu para incluir o caso na pauta do Pleno, mas o tema foi preterido diante de outras pautas. “Racionalidade própria ao Direito recomenda aguardar-se a inclusão em pauta”, continua Marco Aurélio no despacho. 

A pauta é competência da presidente do Tribunal, ministra Carmén Lúcia, que foi quem deferiu a liminar quando da primeira extinção do TCM.

O antigo presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, está em Brasília e se diz confiante. Ele atribui atraso da apreciação da matéria no Pleno às “pautas bombas” que estão sendo votadas, como o caso da denúncia contra presidente Michel Temer (PMDB), mas diz que em breve deverá ser discutida. 

A base do Governo, no entanto, comemora o indeferimento e diz que essa já é uma derrota de Domingos.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.