14 de setembro de 2013

Aroeira é escolhida para o Pau da Bandeira de Santa Teresa D’Ávila

Na manhã de ontem (13/09) foi escolhido o pau da bandeira de Santa Teresa D’Ávila. Uma comissão formada por 12 homens liderado pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Albino Alves, foi escolhida a árvore servirá de mastro para a bandeira da Padroeira de Altaneira, uma centenária aroeira de tronco praticamente reto, com cerca de 15 metros de cumprimento.

A árvore escolhida está dentro da propriedade do Senhor José Nicolau no Sítio Urubu, na zona rural do vizinho município de Assaré. O proprietário acompanhou o grupo e orientou na derrubada da árvore visando evitar o menor prejuízo possível as demais arvores da mata.


O desportista Humberto Batista lamentou a ausência de algumas pessoas que tradicionalmente participavam da escolha e derrubada do pau, mas acredita que todos vão está presente no próximo dia 06 de outubro.

De acordo com o Secretário Albino Alves a árvore permanece no local até o dia 27 deste quando um grupo maior irá retira-la da mata e conduzi-la até o Sítio poças de onde será conduzido nos ombros dos altaneirenses e visitantes até a Igreja Matriz no centro da cidade.

O tradicional cortejo do pau da bandeira é acompanhado por centenas de pessoas que se concentram na rodovia CE-388, organizados em blocos uns com camisas de imagens e outros com abadás e carros de som e consumo excessivo de bebidas alcoólicas  numa clássica mistura de profano e religioso.

Este ano o Pároco da cidade, Padre Alberto, proibiu o consumo de bebidas alcoólicas no cortejo do pau assim como o uso de carros de som, funcionará apenas o trio elétrico com os hinos da igreja católica. A medida foi duramente critica pelos jovens nas redes sociais e dificilmente cumprida.

Confira outras fotos da escolha e derrubada do pau da bandeira de 2013 do nosso colaborador Humberto Batista:


Um comentário:

  1. Deixem este padre ditador trazer o Pau da Bandeira sozinho para ver se ele consegue!!!!

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.