18 de setembro de 2013

Blogueiro critica postura religiosa na Câmara Municipal

O Professor e Blogueiro José Nicolau publicou uma dura crítica a postura adotada pelos vereadores e vereadoras altaneirense em relação ao estado laico. Com o título CÂMARA DE ALTANEIRA BATE FEIO NO FRÁGIL ESTADO LAICO o professor faz uma abordagem das relações dos parlamentares com a Igreja Católica.

O Blogueiro afirma que Altaneira não é um município católico e uma maioria não é capaz de falar pela minoria. Diz ainda que Altaneira ainda é, apesar do grande crescimento do número de protestante nos últimos anos, um município de católicos, protestantes, espíritas, ubandistas, do candomblé, budistas, ateus, agnósticos, deístas, etc.

“Querer empurrar goela abaixo, impor valores católicos ou protestantes a todos esses guetos é agir com tirania. Todos esses subgrupos possuem valores comuns e são esses valores que devem se respeitados e prevalecer, diga-se de passagem”. comentou

Para Nicolau governar com valores cristãos é imprimir aos não cristãos uma cultura adversa as suas (deles, não cristãos). Um governo laico não impõe nada contrário ao que esses grupos acreditam. “Permitam-nos mencionar aqui exemplos: O governo laico ao realizar o aborto não obriga que a cristã aborte, tão somente dá a opção a quem não crê na Bíblia. Se o governo laico permite o casamento civil homoafetivo, fato esse que está em debate, o cristão ou budista ou ainda o ateu não é obrigado a casar, tão somente os homossexuais terão o direito de fazê-lo sem que com isso fira os preceitos bíblicos” diz.

Nicolau citou ainda que na abertura dos trabalhos da Audiência Pública que discutiu e colheu propostas para solucionar o problema da venda e consumo de entorpecentes no município, realizada em 09 de abril do corrente ano, a presidenta do Legislativo frisou: “Na pessoa do Pároco Alberto saúdo todos os católicos e na pessoa do representante dos evangélicos (não vou entrar no mérito desde conceito), Vinícius Freire, saúdo todos os evangélicos”.  Escreveu que essa frase o deixou intrigado até o final da Audiência. “Ficamos pensando. E os que não corroboram com nenhuma desses seguimentos religiosos? E os espíritas que, talvez estivessem ali? E os que seguem o candomblé?  E os Ateus? Eles não se sentiam saudados?” indagou.

O professor criticou duramente a proposta da Vereadora Zuleide Oliveira (PSDB) que cogitou a construção de uma estátua de Santa Tereza D´Ávila na entrada do município. “O fato chama-nos a atenção não somente por, de certo modo surrar o estado laico, mas também porque foi iniciado um debate nas redes sociais, no Blog de Altaneira e neste portal de comunicação sobre o crime ambiental que a igreja católica está cometendo para sustentar a tradição do pau da bandeira sem levar em consideração a preservação ambiental” criticou Nicolau.

A crítica foi ampliada em virtude da omissão dos parlamentares em debater o crime ecológico da comunidade católica que consiste na derrubada de árvores para a retirada do pau da bandeira.

“Por fim, chamamos aos que estão lendo este artigo para o debate. Afinal, a Câmara Municipal de Altaneira, espaço de domínio público, onde aparece fixado o quadro com imagens de Jesus, está ferindo brutalmente o que foi conquistado com muita luta e colocado na constituição, à laicidade. A construção da estátua, se se concretizar também” concluiu o Blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.