25 de setembro de 2013

“Um pé de quê” estreia nova temporada no futura!

O Canal Futura estreia hoje (25/09) episódios inéditos do Um Pé de Quê?. Nesta temporada, a apresentadora Regina Casé visita um oásis na região do Cariri cearense e conta a história do milho, de suas origens ancestrais no México à sua difusão por todos os continentes.

A nova temporada traz cinco novos episódios e uma seleção especial dos melhores momentos das gravações. O programa faz um passeio pelas mais diversas áreas de conhecimento – da música à culinária, da geografia à botânica, da antropologia ao paisagismo – usando a árvore como ponto de partida.

No episódio que você assiste esta noite, “Louro D’água e Janaguba”, a equipe viaja até o sul do Ceará e desvenda riquezas em um oásis no meio da caatinga e do cerrado: a Chapada do Araripe. A área localizada na região do Cariri cearense abriga o mais expressivo patrimônio paleontológico, com fósseis e pinturas rupestres pré-históricas que contribuem para a famosa profecia atribuída a Antônio Conselheiro – “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão.”

Com formações florestais semelhantes à Mata Atlântica, a Chapada do Araripe conta com árvores como o louro d’água, que serve de alimento para o soldadinho-do-araripe, um passarinho endêmico da região. Outra espécie apresentada no programa é a janaguba, cuja seiva é muito procurada por seus poderes medicinais. Regina Casé conversa com moradores do Cariri que compartilham saberes transmitidos entre gerações.

No dia 09 de outubro de é a vez da Umburana, programa gravado no Sítio Taboquinha, na Zona Rural de Altaneira. O Programa é reprisado nas quintas, às 13h30min, nos sábados, às 16h e nos domingo, às 19h.

“Um Pé de Quê?” estreou na TV há 12 anos. O programa apresenta a origem das árvores e mostra a importância das diversas espécies na vida das populações, na formação cultural e na história no Brasil.


Com informações Portal Futura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.