23 de setembro de 2013

Realizada a primeira etapa do Concurso para Professor do Estado

Mais de 30 mil candidatos compareceram ontem (22/09) nos diversos locais de prova na e nos 20 municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá para participarem da primeira etapa do Concurso para Professores da Rede Pública Estadual.

Serão ofertadas 3 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag).

As provas objetivas tiveram duração de quatro horas. De caráter eliminatório e classificatório, as provas abrangiam conhecimentos básicos (30 questões) e específicos (50 questões), valendo 80 pontos.  As disciplinas com os maiores números de inscritos são: Língua  Portuguesa (9.229), Matemática (5.358), História (5.262) e Biologia (4.235).

Os aprovados no Concurso vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00 para 40 horas semanais de trabalho. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.

Na próxima etapa, haverá uma prova prática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, enquanto a terceira fase, compreenderá o exame de títulos. As duas primeiras são de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é somente de caráter classificatório.

A rede pública estadual de ensino atende a 526 mil alunos, em 688 escolas. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 380 mil estudantes que nesse nível de ensino têm um currículo composto pelas seguintes disciplinas: Arte-Educação; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Libras; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática, Química e Sociologia.


Com informações Assessoria de Comunicação da Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.