9 de fevereiro de 2018

O que é o Huck? por Érico Firmo

A candidatura de Luciano Huck à Presidência já nasceu, já morreu e agora ameaça ressuscitar. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tenta ser o parteiro. FHC assegurou seu lugar na história ao ser o ministro que conduziu à estabilidade econômica e o presidente que consolidou a transição pós-ditadura. 

Foi do binômio FHC/Lula (PSDB/PT) que se constituiu a estrutura de poder no Brasil por duas décadas. Agora que essa polarização desmoronou, FHC tenta ter algum protagonismo na construção de uma nova ordem.

A hipótese de Huck ser candidato é anterior à possibilidade de FHC abençoar a aventura. Como o apresentador da TV Globo surgiu nessa história?

Parece-me que o ponto de partida passa necessariamente pelo gosto por política e pela afinidade que ele sempre teve com políticos. E aí chama atenção como ele ainda é uma hipótese considerada uma vez que o político com o qual mais se dava é justamente um dos mais intensamente chamuscados na onda de escândalos: o senador Aécio Neves (PSDB).

Porém, a despeito das relações, Huck tem alguns atributos em falta entre os que são ou cogitam ser políticos: é popular, representa algo “diferente”. O “novo” de que tanto se fala.

O que talvez seja mais preocupante é que, quem sabe, o homem do caldeirão seja viável como candidato. O programa dele é visto por muita gente, ele é inegavelmente querido. Vai que emplaca.

No ambiente político, não faltam alternativas ruins. Nesse sentido, Huck seria só mais um. Porém, o que ele tem de pior é o erro no que se procura. O apresentador surge como opção pelos atributos pessoais. Porém, o “novo” de que carece a política não é uma pessoa. Não é o personalismo. 

Pessoas ocupam cargos, mas são os grupos que governam. É preciso saber quem é o entorno e o projeto. No Ceará, o primeiro governo Tasso Jereissati (PSDB), com Sergio Machado ao seu lado, não foi igual aos seguintes. 

O primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com José Dirceu, Antonio Palocci e José Genoino, não foi igual ao segundo. O problema de Huck não é o que se sabe dele. É o que não se sabe. Qual seu projeto e qual seu grupo? O que ele representa?

 Publicado originalmente no portal O Povo Online