31 de janeiro de 2019

Chapa consensual para Mesa Diretora da AL-CE é anunciada

Composição da Mesa Diretora foi anunciada em coletiva de imprensa (Foto: Tatiana Fortes)
Os nomes que devem ocupar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) foram anunciados ontem pelo candidato à presidência da Casa, José Sarto (PDT). A chapa lançada ontem, em coletiva de imprensa, deve ser escolhida em votação consensual amanhã, após a posse dos deputados estaduais.

Sarto ressaltou que, "entre idas e vindas", houve debate com todos os partidos e quase todos os parlamentares que integram a Casa. "Evidentemente que a mesa diretora não comporta todas as expectativas, nem de partidos nem pessoais. Na medida do possível, o que a gente tentou fazer foi criar uma mesa plural", explica.

Mesmo com a expectativa de que Moisés Braz (PT) assumisse um lugar na mesa, o nome de Fernando Santana ganhou força nos últimos dias, o que acabou se confirmando com a indicação de Santana para a primeira vice-presidência.

"Desde o começo, o próprio Moisés estava indeciso se queria ser o nome", explica Santana. Segundo ele, Braz teria preferido presidir uma comissão, o que "está em debate com o deputado Sarto". Moisés Braz não retornou o contato da reportagem para confirmar a decisão.

Eleito para o primeiro mandato, Santana negou, contudo, qualquer interferência do Palácio da Abolição. "De forma alguma, foi uma decisão do partido. Foi uma decisão da bancada com articulação do deputado federal José Guimarães", argumenta ele, que é cunhado do governador Camilo Santana.

A 1ª vice-presidência foi um dos cargos mais disputados. Foi pleiteada pelos deputados Osmar Baquit (PDT), que ficou como suplente na mesa, e por Julinho (PPS), que ficou fora da composição. "Ninguém da mesa atual vai participar (da nova composição). Da mesma forma, esta que será eleita dia 1° não participará da próxima", explica Julinho, que ocupa a 3ª secretaria. Ele, que pretende voltar a disputar, disse esperar que a "regra seja respeitada para as próximas mesas".


Sarto destacou a participação feminina na chapa, que contará com as deputadas Aderlânia Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD). "É importante essa equiparação de gênero, essa presença de mulheres na mesa diretora para equilibrar o debate", ressalta Patrícia.

Evandro Leitão, que deve assumir a 1ª secretaria, falou sobre a perspectiva para os próximos anos: "Iremos agora trabalhar para dar continuidade ao trabalho dos últimos anos", comentou.

Nova Mesa Diretora:

Presidência: José Sarto (PDT)
1ª Vice-presidência: Fernando Santana (PT)
2ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
1ª Secretaria: Evandro Leitão (PDT)
2ª Secretaria: Aderlânia Noronha (SD)
3ª Secretaria: Patrícia Aguiar (PSD)
4ª secretaria: Leonardo Pinheiro (PP)

Suplentes:
Osmar Baquit (PDT)
Bruno Gonçalves (Patri)
Romeu Aldigueri (PDT)

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.