17 de janeiro de 2019

Dia do Ceará lembra 220 anos da emancipação


Para comemorar os 220 anos de emancipação do Estado, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura Municipal de Aquiraz realizam, nesta quarta-feira, 17/1, a evento que celebra o Dia do Ceará. A programação especial comemorativa será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16h, com uma visitação pelo Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Eduardo Araripe, 22), equipamento da Secult. 

A presença da Mestra da Cultura Cacique Pequena e a apresentação Banda de Música Municipal de Chorozinho, da Orquestra de Sopros de Pindoretama, do Coco do Iguape e da Escola de Música Banda Virgílio Coelho são outros destaques da programação. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz e acontece inteiramente com entrada franca.

A programação festiva do Dia do Ceará terá início às 16h, com a visita mediada ao Museu Sacro São José de Ribamar, que conta com a exposição permanente “A história do Ceará na Arte Sacra” e exposição temporária “Asa de Anjo”, com acervo da coleção Ronald Assunção. 

Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o equipamento foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O Museu Sacro passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. 

Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

A abertura da solenidade com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, acontece às 16h30, na Praça Matriz. A festa continua com apresentação das Bandas de Música de Pindoretama e Chorozinho. 

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.