29 de janeiro de 2019

Formação da Mesa da Assembleia ainda é incerta


A quatro dias da eleição que deve dar ao deputado José Sarto (PDT) a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), já que é o único candidato, indefinições ainda pairam sobre os demais assentos da Mesa Diretora. A principal delas parece ser o nome para a 1ª vice-presidência da Casa.

Até agora, são no mínimo três os postulantes para a função: Osmar Baquit (PDT), Julinho (PPS) e um nome do PT. A probabilidade maior é de que a vaga seja preenchida por Moisés Braz, ex-presidente local da sigla, mas também há chance de ser o deputado estadual Fernando Santana (PT).

Um dos condutores deste diálogo junto a Sarto, o deputado federal José Guimarães (PT) afirma que o nome confirmado é o de Braz. Entretanto, se por algum motivo não for Braz, Guimarães diz que opção é Fernando Santana. Conforme Guimarães, a presença do PT na bancada é importante para garantir a governabilidade de Camilo Santana.

Fernando Santana, por sua vez, afirma ser encorajador do nome de Braz. Para que se tome definição acertada, ele defende que seja considerado o tempo de Casa do deputado. Braz vai para o segundo mandato, ao passo que ele estreia na Casa. Contudo, Fernando admite que assume lugar na Mesa se Braz, por alguma razão, não for o nome petista.

Braz já era dado como certo na Mesa Diretora, tendo, inclusive, confirmado à reportagem sua presença na Mesa. O jornal O POVO apurou, entretanto, que Fernando Santana cresceu como possibilidade. O comportamento dele, mais "camilista", é o principal fator que pode o levar ao assento.

Correligionário de Sarto, Osmar Baquit (PDT) externa que a pretensão de assumir a 1ª vice foi entregue ao futuro presidente. Se será ou não aceita, diz Baquit, é outra questão. "Entreguei as minhas pretensões ao Sarto, ao presidente atual (PDT) e eles estão conduzindo com Cid, Ciro e Camilo pra ter a definição de mesa que possa contemplar todos os aliados", afirma.

Há também o deputado estadual Julinho (PPS), um dos primeiros a apresentar a intenção de assumir a função. Ele afirma ainda não ter recebido sinalização positiva nem negativa e, por isso, considera que a pretensão ainda está viva. Ele acredita que conclusão de Sarto será tomada hoje. Para Sérgio Aguiar, a lista com os nomes sai hoje ou amanhã.

Sobre o MDB, segunda maior bancada ao lado do PT, cada qual com quatro eleitos, Julinho pensa que ou Danniel Oliveira ou Leonardo Araújo estará na Mesa. A reportagem não conseguiu contato com os dois. Walter Cavalcante (MDB), entretanto, diz que o assunto não é "questão fechada" no partido. Colocou o nome dele e o de Agenor Neto como possibilidades e assegurou definição interna mais precisa hoje, quando conversarão. Não disse em qual posição estará o MDB.

Procurado, o presidente nacional da sigla, Eunício Oliveira, colocou Danniel, seu sobrinho no mesmo patamar dos demais. "A bancada vai resolver democraticamente". Porém, Eunício Oliveira afirmou que não participa das discussões.

Outras posições
Os relatos de deputados ouvidos pela reportagem apontam para apenas duas definições, José Sarto presidente e Evandro Leitão (PDT) na 1ª Secretaria. No caso de Leitão, parlamentares afirmam que a vaga não é objeto de pleito entre os demais. Eles concordam que 1ª vice é complexa e, depois de definida, abrirá caminho para os demais postos.

CCJ
Sérgio Aguiar diz que a definição do partido aponta que os pré-requisitos apresentados por ele para a permanência na CCJR foram acatados pelo PDT. Um deles é ser advogado. Assim, seguirá presidindo a comissão.

LÍDER
Secretário de Articulação Política, Nelson Martins confirma franco favoritismo de Elmano (PT) para a liderança do Governo na Assembleia. Diz que o deputado ainda conversará com Camilo.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.