6 de março de 2019

Espedito Seleiro leva Nova Olinda para o samba

O artesão na vizinha cidade de Nova Olinda, Espedito Veloso de Carvalho, popularmente conhecido como Mestre Espedito Seleiro  foi um dos destaques na União da Ilha do Governador que se apresentou Marquês de Sapucaí com o tema “A disputa poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu”. 

O desfile teve como enredo as obras de José de Alencar e Rachel de Queiroz, ambos nascidos no Ceará. Cestas, bordados, redes e outros adereços de decoração foram doados por artesões locais do Ceará. Ao todo foram mais de 15 mil produtos. 

Mestre Espedito disse ao jornal O POVO que deu uns retoques no desenho da "fantasia" que usou no desfile, ele recebeu os "moldes", mas interferiu da confecção do gibão de couro em branco, marrom e detalhes amarelos.

A escola também levou a imagem de Padre Cícero voando sobre a Sapucaí, além da representação da cultura e do artesanato do estado.

O acabamento do carro alegórico, decorado com palha de carnaúba, também foi doação. Foram 5 meses para chegar toda folha de carnaúba do Ceará até o Rio de Janeiro.

Membros da bateria estavam vestidos de Padre Cícero, símbolo da religiosidade nordestina. Gracyanne Barbosa, rainha de bateria, usou fantasia de "Anjo do Sertão".

As alas trouxeram referências a poemas de Rachel de Queiroz e José de Alencar. A Ala “Açude do Cedro” homenageou o primeiro açude construído na região, em 1877.

A região do Cariri, no Ceará, apareceu através da representação de um grande dinossauro, em menção ao Museu de Paleontologia do Cariri, conhecido pela grande quantidade de fósseis. Em outro carro, com o tema “A Procissão Marítima dos Pescadores”, a escola homenageou São Pedro, o padroeiro dos pescadores.


A apresentação também teve uma ala com 100 meninas vestidas de lingeries vindas direto do Ceará. 

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.