22 de março de 2019

A importância e as contribuições da música para aprendizagem e integração social de uma pessoa por Larissa Soares


A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.

E na banda municipal Padre David Moreira esses aspectos se destacam e estão presentes na vida de cada músico que compõem essa família. Há 13 anos a banda municipal de altaneira era fundada, com o intuito de ser apenas um projeto, que hoje, tomou uma maior proporção, um maior significado com um valor imensurável. 

Desde seu "nascimento" muitos músicos já passaram pela banda, alguns ficaram por anos, outros até meses, e tiveram também aqueles que permanecem até hoje, e encontrou sua profissão na música, como exemplo do Maestro Alan Filgueira.

Mas algo é incontestável, cada um que passou pela banda carrega consigo uma memória, um aprendizado... Um simples projeto foi capaz de unir pessoas, passar ensinamentos, ensinar valores, construir uma família!!

Atualmente a cultura de bandas infelizmente se encontra fragilizada, quase que esquecida, quase que sem valor, mas os músicos e aqueles que simpatizam com essa forma de expressar sentimentos estarão firmes, presentes, e lutaram pela continuidade e valorização da cultural no município de Altaneira.

Toda música possui suas pausas, mas elas não são definitivas, são necessárias para o complemento do arranjo, e como uma música, nós músicos iremos manter a união, somando forças e lutando pela cultura.

Larissa Soares é membro da Banda de Música Municipal de Altaneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.