29 de março de 2019

Açude Pajeú em Altaneira sangra pelo terceiro ano consecutivo

Sangradouro do Açude Pajeú em 28 de março de 2019 (Foto: João Alves)
O Açude do Valério, popularmente conhecido por Pajeú, localizado no Sítio Valério, em Altaneira atingiu a cota máxima na manhã de ontem (28/03) e transbordou. O fato foi registrado pelo agricultor Cícero Marculino de Sousa, mais conhecido como Filó, que registrou um vídeo com seu aparelho celular.

Pela primeira vez na década o Açude Pajeú sangrou três anos consecutivos, a última vez que o feito tinha acontecido foi nos anos de 2007 a 2009. Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará.

Em janeiro de 2017 o reservatório contava com apenas 6,99%, mas em março daquele ano o açude sangrou depois de cinco de anos de seca. O feito se repetiu em maio de 2018.

Na virada do ano de 2018/2019 o Açude Pajeú estava com 72% de sua capacidade máxima, caiu para 68% no início de março e, ontem atingiu a sua capacidade máxima.

Ainda na manhã de hoje o Garoto Beleza, João Alves, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, visitaram o reservatório e fizeram registro da sangria do açude.

Confira o primeiro registro da sangria do Pajeú em 2019:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.