4 de março de 2019

Quem tem medo do Lula? por Emir Sader


Lula foi tratado como a pessoa mais perigosa do Brasil. Com o maior aparato militar que alguém teve para uma cerimônia como um enterro. Foi cercado por centenas de policiais, por dezenas de viaturas, helicópteros, metralhadoras.

A saída do Lula foi tratada como uma operação de guerra. Guerra de quem contra quem? Lula inspira medo em quem? Quem tem medo do Lula?

Como se viu por essa saída do Lula, não é o povo que tem medo do Lula. Não é o povo que ameaça a segurança do Lula.

Pela operação militar em torno dele, se tratava de impedir que o Lula fosse abraçado pelo povo. O fantasma na cabeça de todos os chacais que o mantém preso é o de que o Lula ficasse livre, protegido pelo povo. Depois da monstruosa operação para processar, prender, condenar o Lula, impedir que ele estivesse, agora, governando o Brasil, morrem de medo do Lula Livre.

Como disse um milico para justificar a injustificável pressão sobre o Judiciário para que não lhe concedessem o habeas corpus a que ele tem direito, "o processo sairia de controle". Do controle dos militares, que voltam a assaltar o Estado, como fizeram no golpe de 1964 para destruir a democracia brasileira, para impedir que a vontade popular se expresse.

Lula representa a perda de controle do processo político por parte dos militares, representa a ameaça ao processo de militarização do Estado, de instauração de uma nova ditadura no Brasil. Porque ele venceria as eleições no primeiro turno, desmascarando as lideranças que a direita quer projetar no país, demonstrando que a quem o povo entregaria o pais, para ser dirigido como o povo quer, seria ao Lula.

Então é indispensável, para que o Brasil seja desmontado, para que os interesses dos trabalhadores sejam destruídos, para que as pessoas percam todos os direitos que adquiriram, que o Lula continue preso, mesmo se não conseguiram provar nada contra ele no apartamento e no sítio. Lula é vitima da maior farsa jurídica da história brasileira, que muda o destino do país.

Tem medo do Lula quem tem medo que o povo expresse sua opinião de forma livre e democrática. Tem medo do Lula quem assaltou o Estado por meio de absurdos mecanismos de falsificação da vontade popular, de mentiras, de falcatruas, da montagem de monstruosas imagens forjadas por mentes doentias.

Tem medo do Lula quem não vive do seu trabalho, mas do trabalho alheio, da especulação financeira, dos lucros gigantescos dos bancos, que não investem para criar bens e empregos, mas para ganhar às custas do endividamento dos outros. Tem medo do Lula quem trata de impor sua opinião sobre a maioria da sociedade, pelo monopólio dos meios de comunicação, através do qual propagam diariamente mentiras – como as de que o Lula foi condenado com algum tipo de prova -, para servir às grandes fortunas que os financiam.

Tem medo do Lula os que querem jogar os latino-americanos contra os latino-americanos, dividir-nos, para impor seus interesses de derrubar governos e se apropriar das riquezas dos países, como fizeram durante tanto tempo, até que nos uníssemos, processo em que o Lula teve papel essencial. Tem medo de que voltemos a nos unir e resistirmos contra suas garras imperiais.

Tem medo do Lula os que não ficam contentes, mas se sentem ameaçados quando a grande maioria dos brasileiros, antes excluídos, passam a contar com direitos básicos. Tem medo do Lula os que acreditam que o Brasil é deles, que devem tratar os que divergem deles como inimigos e não como adversários, que devem ser eliminados.

Tem medo do Lula os que temem que o mais importante líder político da história brasileira, que a melhor pessoa com que contamos, possa falar e ouvir o povo de novo, possa estar no meio do povo, possa voltar a estar nos braços de quem quer protege-lo, de quem se sente protegido por ele.

O medo do Lula é o medo do povo, o medo da democracia, o medo de um pais digno e e soberano. Quem mais pode ter medo de alguém que fez o melhor governo que o pais já teve? Que saiu do governo com 80% de referencias negativas na mídia, mas com 87% de apoio?

Quem pode ter medo de que tenhamos de novo um governo assim? Tem medo do Lula quem promove a destruição do país, beijando a bandeira e prestando continência a um pais estrangeiro. Quem governa para os ricos, para os banqueiros, para os interesses de outros países, às custas da miséria do nosso povo, da destruição do nosso país.

Por isso o Lula é tao querido pela grande maioria dos brasileiros. Por isso queríamos que ele estivesse agora comandando a reconstrução do Brasil e não preso pelos chacais armados até os dentes, portando distintivo do exército norte-americano.

Lula estava cercado para impedir que o povo o fizesse recuperar sua liberdade, o recolocasse no seu lugar, de homem livre, que nos fez mais livres e solidários. Do melhor ser humano que temos, que está preso, quando o pior dos brasileiros, que deveria estar preso, está usurpando a presidência do país.

Eles tem medo do Lula, com razão. Porque Lula Livre representaria riscos para seus privilégios, para sua truculência, para seu obscurantismo, para seus preconceitos e para sua violência.

O povo não tem medo do Lula. Ao contrario, ama o Lula como a pessoa mais importante das suas vidas. E o quer de novo dirigindo o Brasil.

Publicado originalmente no portal Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.