20 de maio de 2021

Ex-ministro Pazuello passa mal, depoimento na CPI foi suspenso e remarcado para hoje

A avaliação dos parlamentares é que o ex-ministro Pazuello mentiu muito na primeira parte de seu depoimento (Foto: Jefferson Rudy)

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teve um mal estar durante seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 ontem (19/05). De acordo com o Otto Alencar, que é médico, Pazuello teve uma crise relacionada a Síndrome de Vasovagal, que resulta na redução temporária de oxigênio no cérebro.

O depoimento será retomado hoje (20/05). Otto Alencar, que atendeu o ex-ministro, afirmou que o ex-ministro estava pálido, e que foi auxiliá-lo. "Coloquei ele no sofá, ele deitou, elevei as pernas coloquei para cima para o sangue voltar para a cabeça", explicou.

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues, o depoimento ainda estava no começo. Não se descarta que ele seja convocado novamente em outras datas, além de ser chamado para acareação, com outras testemunhas.

Após o ocorrido, o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, fez um post no Twitter avisando sobre o adiamento. O depoimento de Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina", será adiado para terça-feira (25). Na saída, Pazuello disse à imprensa que o adiamento se deve a sessão de ordem do dia no Senado.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello "mentiu muito", que seu  depoimento “foi verdadeiramente sofrível” e ainda que Pazuelo fez um exercício para não responder as perguntas que foram colocadas e que “quando as respondia, respondia com imprecisão”.

O general foi o ministro que ficou mais tempo no cargo (10 meses) durante a pandemia, após a saída de dois ministros, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Pazuello foi efetivado como ministro em setembro do ano passado e deixou a pasta em março, no auge da crise, em meio a críticas por sua atuação e investigação da Polícia Federal sobre sua conduta.

Inicialmente convocado para depor há duas semanas, Pazuello não compareceu à data inicial alegando risco de covid por ter tido contato com outras pessoas infectadas pela doença.

Seu depoimento foi então remarcado para ontem, o que deu tempo para o ex-ministro entrar na Justiça e pedir para que seu direito ao silêncio fosse garantido.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu algum alívio ao ex-ministro, pois ele pode se recusar a responder perguntas que possam incriminar a si mesmo. Por enquanto, no entanto, Pazuello não se recusou a responder nenhuma pergunta.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

CPI da Covid: confira principais pontos do primeiro dia do depoimento de Pazuello


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.