29 de maio de 2021

Decreto do governador não trará avanço em flexibilização no Ceará

Sem entrar em detalhes Camilo anunciou que fará alguns ajustes que foram demandados por alguns setores (Foto: Reprodução/Facebook)

governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (28/05), em suas redes sociais, que a macrorregião de Fortaleza (assim como a de Sobral) não terá avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas. O decreto com o detalhamento das medidas será publicado hoje. Na transmissão ao vivo, contudo, o gestor estadual citou ‘ajustes’ que serão feitos a pedido de alguns segmentos econômicos.

Na tarde de ontem, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia realizou reunião para analisar os cenários e discutir as medidas. Houve mudança apenas nas regiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe. Elas avançam na flexibilização e ficam na situação em que já estavam Fortaleza e Sobral. Em situação mais grave, o Cariri não terá mudança e segue com as mesmas restrições.

"As mudanças que ocorrerão nesse decreto são alguns ajustes que foram demandados por alguns setores e todos estarão apresentados no decreto neste sábado, 29", disse o governador, sem entrar em detalhes.

O jornal O POVO apurou com representantes de segmentos econômicos do Ceará quais as principais reivindicações ou negociações que estavam sendo feitas ao poder Executivo estadual.

O setor de alimentação fora do lar, por exemplo, pedia a extensão do horário de funcionamento até às 23h. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, “atualmente temos cerca de 60% do setor em operação, se formos autorizados a funcionar até as 23h, podemos facilmente chegar aos 80%, que é um patamar muito mais significativo”, acrescenta.

Já o setor hoteleiro negociava a possibilidade de usar espaços para reuniões empresariais e micro eventos com até 20 pessoas. Conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, “é algo que queremos, temos essa demanda, mas sabemos que depende da estabilização e queda da Covid-19, então estamos aguardando a decisão do governo do Estado”.

As academias e empresas de condicionamento físico reivindicavam o reconhecimento como atividade essencial. Para a diretora do Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindifit-CE), Sasha Reeves, “o Comitê deu uma esfriada diante de nossos pedidos, mas além do funcionamento pleno, o principal que nós queremos é sermos reconhecidos como locais seguros”, argumenta.

Por sua vez, representantes das barracas de praias afirmaram não ter expectativa de novos avanços para a próxima semana. De acordo com Fátima Queiroz, presidente da Associação de Empresários da Praia do Futuro (AEPFuturo), “com a lentidão da pandemia em que vivemos, as barracas de praia já não sentem otimismo em datas como o Dia dos Namorados e as férias de julho que vêm se aproximando”.

Já representantes do comércio pediam a reabertura dos cinemas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, por outro lado, disse que “na reunião de ontem (quinta-feira) com representantes do governo do Estado, a CDL pediu abertura dos cinemas com 50%”.

Na região com atividades mais restritas, o Cariri, a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Zenilda de Sena, disse que "o comércio deveria ter horário estendido para permitir conciliar as preocupações com a pandemia e a economia".

Ela disse, ainda, "que mesmo nos horários em que estamos autorizados a funcionar a movimentação e as vendas estão muito fracas". Com o não avanço de fase, o comércio de rua no Cariri continua permitido apenas de 10h às 16h, em dias úteis e de 10h às 15, nos fins de semana.

O segundo decreto de isolamento rígido desde o início da pandemia foi adotado em Fortaleza no dia 5 de março e estendido a todo o Ceará, oito dias depois. Já o início do processo de reabertura começou no dia 12 de abril, com a melhoria nos indicadores de saúde.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ceará começa a imunizar população geral em julho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.