15 de maio de 2021

Governador diz que vacina cearense é uma esperança

Governador Camilo e Secretário Cabeto em visita na Universidade Estadual do Ceará (Uece) (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador Camilo Santana e o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto, visitaram ontem (14/05) o laboratório da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que desenvolve uma vacina cearense contra a Covid-19. Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), reitores e pesquisadores da instituição também estiveram no encontro.

Antes sem investimento externo, Inácio informou na live que recursos do Fundo de Inovação Tecnológica, o FIT, serão destinados à vacina cearense. "Será um passo muito grande e positivo, permitindo que nos relacionamos com instituições como a Fiocruz", disse. Segundo Camilo, o Estado vem suprindo, inclusive, bolsas que seriam de responsabilidade federais.

A vacina entrará na primeira fase de teste em humanos, caso seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Estamos muito otimistas. É uma esperança", citou o governador. Camilo relembrou que outras iniciativas relacionadas ao combate da doença foram desenvolvidas no Ceará, como o capacete Elmo.

O pedido à agência reguladora brasileira já foi feito pela instituição pública. Se autorizado, os testes já poderão ser iniciados em breve. Com nome científico de HH-120-Defenser, o imunizante é o primeiro totalmente cearense e vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O antídoto utiliza um coronavírus aviário (IBV) atenuado que é manuseado há décadas na avicultura e não causa infecção em seres humanos. Possivelmente, a vacina deverá ser aplicada via intranasal, por meio de gotas no nariz, em duas doses, com intervalo de 15 dias, e um reforço a cada seis meses.

Na primeira fase, os testes serão realizados com, aproximadamente, 100 pessoas adultas, de 18 a 60 anos de idade, sem comorbidades. Na segunda etapa, será a vez de pessoas acima de 60 anos, com comorbidades. Na terceira, os testes serão aplicados em milhares de pessoas, com perfis diversificados. Todo o processo deve levar cerca de um ano e a finalização depende de investimentos externos.

O laboratório à frente da pesquisa na Uece é liderado pela professora Izabel Florindo Guedes, coordenadora do Ponto Focal Ceará do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Também integra o trabalho o docente do mesmo programa na universidade, Mauricio Fraga van Tilburg.

"Todo o ecossistema de universidades é uma preciosidade no Ceará. Esses talentos estão presentes na universidade e esse é um exemplo concreto", disse o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares. Ele citou que a Uece também vem desenvolvendo um respirador de baixo custo para o combate à Covid-19.

A coordenadora Izabel também agradeceu a visita. "É um momento especial para todos nós. Aqui nós temos diferentes projetos em andamento para enfrentar o difícil momento em que vivemos. Essa vacina demonstra um esforço que os pesquisadores têm feito para desenvolver pesquisa no Brasil", comentou. "Pesquisa nenhuma é desenvolvida sozinha".

"É muito importante que a sociedade entenda o que isso representa. Aqui, tá plantada uma filosofia sobre o crédito de entender que a ciência é capaz de produzir um estado forte, em seu mais amplo aspecto: a ciência básica, empírica, de humanas", pontuou Cabeto no encontro. "Mais de 90% da produção de conhecimento está nas universidades públicas. É daqui que vem a solução".

"Cabeto sabe que, desde o ano passado, viemos acertando a compra de vacinas como a Pfizer e a Sputik. Agora, nós temos a possibilidade de ter uma vacina produzida no Ceará, com um custo mais baixo e com melhor aplicabilidade. Isso é ciência, é pesquisa, feito dentro da nossa universidade", ressaltou Camilo. O governante ainda disse que, em breve, será divulgado um novo concurso para a área da saúde no Ceará através do Funsaúde. "Nenhum país dá oportunidades iguais sem investir em ciência, educação e tecnologia".

Com informações portal O Povo Online


Leia também:

 

Não há perspectiva de chegada de novos lotes da Coronavac ao CE, diz Camilo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.