23 de maio de 2021

Governador recomenda medidas mais rígidas contra a Covid-19 no Cariri

 

O governador Camilo e o secretário Dr. Cabeto em mais um anúncio de prorrogação do decreto com medidas contra a covid (Foto: Reprodução/Facebook)

Com o acúmulo de 2.313 óbitos desde o início da pandemia em 2020, a Região do Cariri precisará atravessar por um período de medidas ainda mais restritivas. Foi a recomendação do governador Camilo Santana aos anunciar a extensão do decreto estadual de combate à Covid-19 na manhã de ontem (22/05). A prorrogação é válida por mais uma semana, mas com fases diferentes pelo Estado.

Nas macrorregiões da Grande Fortaleza e Região Norte/Sobral, continuam mantidas as regras do último decreto, baixado em 14 de maio. Nele, está autorizado o funcionamento de comércios de rua, restaurantes e shoppings em horário ampliado e com capacidade de até 50%.

Atividades físicas em clubes e academias, aulas práticas no ensino superior e atividades extracurriculares das escolas também estão permitidas. Lembrando que o toque de recolher continua valendo das 22 horas às 5 horas em todo o Estado.

Para as outras regiões do Ceará, no entanto, nada disso. Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste seguem com maiores restrições de dias e horários de funcionamento das atividades econômicas. De acordo com Camilo Santana, isso ocorre "por questão de cautela".

Segundo o governador, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste apresentaram contenção do vírus. Ainda assim, ele disse que vai aguardar esta semana para avaliar se há redução real.

"Já (para) o Cariri vamos recomendar medidas mais restritivas, pois é onde mais nos preocupa no momento. Lá aumentou o número de casos e, consequentemente, a demanda assistencial, com a necessidade de mais leitos de UTI e enfermaria Covid", explicou.

Apesar do agravamento da crise sanitária no Cariri, dirigentes do comércio lojista e do setor de alimentação fora do lar do Cariri afirmam que os dois segmentos estão seguindo protocolos de prevenção à doença e preparados para ampliar o atendimento ao consumidor.

Diferentemente das macrorregiões de Fortaleza e de Sobral, nos municípios caririenses as lojas e restaurantes de rua só podem funcionar entre 10h e 16h em dias úteis, e de 12h a 18h nos shopping centers. Nos fins de semana, esses estabelecimentos devem fechar uma hora mais cedo.

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Zenilda de Sena, esse horário restrito impacta significativamente o segmento no município, responsável, segundo ela, por parte expressiva da economia local. "A cidade tem um comércio que abrange não só as cidades circunvizinhas, mas também alguns estados como Piauí, Pernambuco e Paraíba, que se abastecem no comércio de Juazeiro. E isso acontece, inclusive, devido aos horários de topiques e ônibus, que vêm dessas regiões, não coincidirem com os da abertura do comércio aqui", detalhou.

Zenilda afirma que a entidade vem orientando seus associados a seguirem e reforçarem medidas preventivas e que já criou um projeto para estimular os lojistas nessa direção. "Nós visitamos vários estabelecimentos, fazendo uma campanha educativa para que eles fizessem essa adesão ao projeto 'Selo Loja Mais Segura', com o qual já certificamos mais de 600 lojas. Todos os empresários têm que ter a consciência de que não se pode relaxar em momento algum com essas medidas", defende. Ela conclui informando que, somados, os setores de serviços e comércio abrangem 20 mil empresas no município.

Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Cariri, Jerônimo Freire, destacou que o segmento já vem sofrendo há mais de um ano. Essa limitação de horário é muito ruim porque 70% dos estabelecimentos do nosso setor funcionam no período noturno. Então, os prejuízos vão sendo acumulados e a perspectiva é a de que mais bares e restaurantes não consigam sobreviver a cada semana que passa. Dos que não fecham, muitos acabam migrando para informalidade, o que torna até mais difícil de se fiscalizar o cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19".

No decreto anterior, anunciado há uma semana, Governo autorizou o avanço da flexibilização nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. Em vigor desde a última segunda-feira (17/05), o documento atual autoriza comércios de rua, restaurantes e shoppings a terem seu horário de funcionamento ampliado e com capacidade de até 50% de segunda-feira à domingo nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral.

Academias podem funcionar até as 21h, além de autorizado o retorno de atividades em clubes, escolas de esporte, areninhas, aulas práticas de ensino superior e atividades extracurriculares das escolas.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Professores devem ser vacinados após fim da 3ª fase


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.