25 de maio de 2021

Presidente do Conselho Nacional de Saúde repudia ato de Bolsonaro no Rio

 

Em vídeo, Fernando Pigatto afirma que o chefe do Executivo "continua comemorando as mortes" por covid-19 e "trabalhando em favor da proliferação do vírus".  (Foto: Fernando Frazão)

Em um vídeo gravado e divulgado ontem (24/05) o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, afirma que o presidente Jair Bolsonaro "continua comemorando as mortes" e "trabalhando em favor da poliferação do vírus". Ele criticou o passeio de moto que o chefe do Executivo fez no Rio, no domingo, sem máscara e acompanhado de centenas de motociclistas.

Fernando Pigatto, é um dos especialistas que devem ser convidados a depor na CPI da Covid do Senado, que apura ações e omissões do governo federal na pandemia do novo coronavírus. O Brasil se aproxima de 450 mil óbitos causados pela covid-19,

O CNS integra a estrutura organizacional do Ministério da Saúde e é a instância máxima de deliberação sobre as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). O depoimento de Fernando Pigatto à CPI é solicitado em requerimentos apresentados por senadores da comissão, entre os quais Humberto Costa (PT-PT). Pelo tom do vídeo divulgado hoje, o presidente do CNS deve fazer um depoimento com fortes críticas à atuação de Bolsonaro e do Ministério da Saúde na crise sanitária.

Na gravação, Pigatto afirma que, no momento mais grave da pandemia no Brasil, "o presidente da República continua comemorando as mortes, agora com passeios de moto, atos políticos, continua aglomerando, sem usar máscara, sem tomar vacina, ou seja, trabalhando a favor da proliferação do vírus que tem causado mortes, adoecimento, tristezas, dor a muitas famílias no nosso país".

Ele conclui: "Nós seguiremos denunciando este absurdo, genocídio, que está sendo praticado em nosso país, coordenado pelo presidente da República, mas que também tem seus cúmplices. Vamos seguir em frente, transformando o luto em luta. O nosso abraSUS e a nossa solidariedade a todas as famílias que sofrem".

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Repórter é hostilizado em ato pró-Bolsonaro e sai escoltado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.