18 de julho de 2013

Dilma volta ao Ceará

Dilma em visita ao Metrofor por ocasião dos testes do empreendimento em 2012 – foto Roberto Stuckert Filho
A presidente Dilma Rousseff (PT) volta hoje ao Ceará para inaugurar as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), concluindo, assim, o que previa o projeto original da obra, iniciada em 1999. Em entrevista ao O POVO, o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães, reforçou a ação como parte da resposta de Dilma “às ruas”, e destacou o Ceará como maior destino de investimentos federais no Nordeste.

A viagem de hoje marca a terceira passagem, apenas este ano, de Dilma no Ceará. No mesmo período de seu primeiro mandato, o ex-presidente Lula havia visitado o Estado uma única vez. “Pernambuco foi a menina dos olhos do Lula. Foi o Nordeste, na verdade, mas sobretudo Pernambuco. Por razões mais diversas, Fortaleza e o Ceará têm sido a menina dos olhos de Dilma - na presença e nos investimentos”, afirma.

Guimarães diz que articula ainda nova viagem da presidente ao Estado nos próximos meses, para retomada dos lotes seis e sete da transposição do rio São Francisco. Além disso, estariam previstos novos investimentos nas obras da Transnordestina e da Refinaria no Ceará.

Agenda

A agenda presidencial no Ceará terá início hoje às 11 horas, com inauguração das estações Chico da Silva e José de Alencar (ambas no Centro) do Metrofor. Em fevereiro do ano passado, Dilma visitou estações do metrô em Maracanaú e anunciou investimento de R$ 1 bilhão para a obra.

Além da entrega das estações, Dilma também assina nesta quinta-feira as ordens de serviço de quatro lotes do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) - que soma investimentos de R$ 1,6 bilhões em sua primeira etapa. O último evento da agenda presidencial no Ceará ocorre às 14 horas, em formatura de 2,5 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Guimarães reforça que a entrega das estações e as ordens de serviço do CAC são parte de “resposta” do governo aos recentes protestos País afora. “Tudo isso faz parte dos cinco pactos anunciados pela presidente. Metrofor é inclusive um avanço na área de mobilidade, uma das mais lembradas durante manifestações. Queremos é mostrar que estamos fazendo”, defende. Está marcada para esta quinta-feira manifestação de médicos do Estado. A categoria deverá acompanhar o trajeto de Dilma em protestos contra o programa federal “Mais médicos”, que prevê, entre outros pontos, a importação de médicos para atendimento do interior do País.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.