11 de julho de 2013

Altaneirense cobra volta do Cartório do Registro Civil

O jovem altaneirense Julio Eufrasio (foto) usou a rede social Facebook o regular funcionamento do Cartório do Registro Civil em Altaneira. “É vergonhoso que nossa cidade não tenha um Cartório, é humilhante termos que sé deslocar até Nova Olinda para podermos faze uma autenticação de um documento. E lamentável que essa situação ainda persista em nossa cidade e ninguém faz nada” publicou Julio.

Julio Eufrasio pede informação aos membros do Grupo “A Política de Altaneira” e complementa “acredito que na nossa cidade já tenham pessoas capacitadas que poderiam administra um Cartório em nossa cidade. O mais lamentável dessa situação em nossa cidade é os que mais sofrem são as pessoas mais necessitadas”.

Simoelle Eufrasio lembrou que no ano 2011 o Vereador Deza Soares apresentou fez requerimento sobre esse assunto e compartilhou endereço da postagem do nosso Blog. “Pelo visto ficou só no papel cadê os nossos representante de Câmera Municipal de Altaneira que nada faz?” cobrou Simoelle.

O ex-servidor do Cartório e atual Secretário de Administração e Finanças Ariovaldo Soares informou que “O Cartório de Registro Civil é uma entidade privada que faz parte da estrutura do Poder Judiciário. No entanto, apesar do aspecto privado, a forma de ingresso é por meio de concurso público, só sendo permitido hoje, que bacharéis em direito possam concorrer ao titulo de oficial titular”.

Após o falecimento de Joaquim Soares, último Oficial titular do Cartório do Registro Civil de Altaneira foram realizados três concursos para provimento do Cargo, no primeiro Concurso o Oficial foi afastado pela Justiça, no segundo a Oficiala renunciou poucos meses após assumir o cargo e no terceiro o candidato classificado nem chegou a assumir.

O grande problema do nosso Cartório é a rentabilidade financeira, pois devido a pequena demanda não atrai os profissionais que ficam impedidos de exercer outras atividades.

A alternativa seria uma autorização especial do tribunal de Justiça para que o Cartório seja instalado na cidade com designação de outro Oficial para responder pelo Cartório, mas para isto precisaria um trabalho conjunto do Prefeito, vereadores, Promotor e Juiz.

Clique aqui e leia a matéria sobre o pedido do vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.