16 de julho de 2013

Denunciada suposta fraude no Cadastro do Programa Bolsa Família

O servidor municipal Junior Carvalho (foto) usou a rede social Facebook para denunciar o recebimento do benefício do Bolsa Família de forma indevida por pessoas que não se enquadram no Programa.
“Como pode uma pessoa que recebe um salário de 700 reais recebe o Bolsa Família sem contar que esposo da mesma recebe cerca 800 reais hein?”

Junior diz que fez a denuncia após analisar o cadastro público do Bolsa Família e ao observar que tem muita gente que não se encaixa no programa fazendo o recadastramento na Secretaria de Assistência Social.

Por sua vez o servidor Givanildo Gonçalves disse que Salário, Inclusão e Exclusão dos Sistemas Federais são informações sigilosas e que cabe antes de denunciar averiguar se estas informações são verídicas. E em profunda inversão de valores comenta: “E isto cabe apenas aos técnicos do programa assim como a coordenadora Edislânia Simião. E depois disto vale a pessoa denunciada apurar como estas informações vazaram de dentro da Secretaria de Assistência Social, coisa que cabe também a Secretária Elanny Cristina”.

Outro servidor, Claudio Gonçalves que trabalha no cadastro do Programa, tenta desqualificar a denuncia de Junior e reforça que as informações são sigilosas e o acusa "curiar" a vida dos outros

Já Francisco Gutemberg Estevão parabeniza Junior pela denuncia e comenta: “É muito importante o papel social, e cabe a nós julgarmos quem pode ou não receber o bolsa família, cabem também ao serviço social analisar, pesquisar e entrevistar na própria residência cada cidadão para estar a par da realidade do cadastrado. Se a comunidade denunciar e a fiscalização social for atuante, isso pode ser coibido, pode controlado, a a comunidade pode vir a ser mais beneficiada. Quem recebe o benefício é por que omitiu algumas informações, é por erro nos cadastros, é por que não foram checadas as suas informações, é por que não foram analisados os requisitos, ou é por que quem tem renda superior ao estimado simplesmente se cadastrou? O erro é por ter se cadastrado, ou por que por algum motivo seus dados foram aceitos ou coesos? Aprovo a denuncia e aprovo o recadastramento na própria residência! Esse fato Junior Carvalho Junior não é de hoje e nem será”.

A Coordenadora do Programa, Edislânia Simião, disse que o direito de atualização é de todos, desde que na atualização seja declarada a real situação financeira da família e que todas as denúncias serão devidamente apuradas.
“Infelizmente não temos capacidade de fazer a atualização totalmente residencial, e as famílias ainda tem a favor delas a questão do cadastro auto declaratório e mesmo sabendo que podem responder judicialmente pelos dados omitidos e até devolver o dinheiro recebido indevidamente”.

A Secretária de Assistência Social Elanny Cristina ainda não se pronunciou sobre a denuncia, mas informações ainda não confirmadas dão conta de que o Prefeito Delvamberto Soares determinou uma apuração rigorosa da denuncia para responsabilizar os culpados pela fraude.

2 comentários:

  1. OS entrevistadores do Bolsa Família tem plena consciência de que estão fazendo seu trabalho corretamente, por que os mesmo foram capacitados para tal feito. E que em momento algum deixarão vazar informações tão sigilosas sobre as as entrevistas. Caro Junior Carvalho como pode ser que o senhor afirma ter analisado os cadastros do Programa Bolsa Família se os mesmo são guardados com os entrevistadores?

    ResponderExcluir
  2. Os cadastros que são guardados com os entrevistadores são apenas os que faltam alguma documentação:os outros são guardados onde só quem tem acesso são os funcionários que trabalham no setor do BF. Como pode o senhor JUNIOR CARVALHO declarar que avaliou as informações do cadastro?

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.