29 de julho de 2013

Projeto ECoelce pode ser implantado em Altaneira

Rogério Grangeiro da COELCE e Ceza Cristovão acertaram últimos detalhes – foto divulgação
O secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristovão esteve na última quinta-feira (25/07) na sede regional da Coelce, em Juazeiro do Norte para discutir pontos importantes sobre o Projeto desenvolvido pela Companhia Energética do Ceará - COELCE, apresentado como ECOELCE que pode ser implantado nos próximos meses na cidade de Altaneira, em parceria com a Associação de Catadores de Material Recicláveis de Altaneira, Câmara e Governo Municipal.

O projeto, que desde janeiro de 2007, atende a cerca  de 420 mil clientes cadastrados, tem alcançado, a cada novo ano, expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 14.000 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.660.000,00 em descontos na conta de luz, disse Francisco Rogério Pinheiro Grangeiro do Departamento de lojas de Atendimento do Ecoelce.

O Programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 79 pontos de coleta distribuídos em 25 municípios, atendendo cerca de  100 comunidades. Atuando com 43  parceiros entre recicladores, associações, órgãos públicos e empresas privadas que cedem espaço para funcionamento do Projeto.

Para entender melhor como funciona:

Qualquer cliente da Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:
Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Tetrapak
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
Óleo de cozinha

"Estamos muito confiantes com essa grande parceria entre a COELCE, Câmara e Governo Municipal  esperamos que a população Altaneirense exerça com responsabilidade essa ação sócio-ambiental e que faça valer o futuro do nosso lixo produzido em nossa cidade", disse o Secretário Ceza Cristovão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.