29 de julho de 2013

O papa apela aos jovens durante encontro com voluntários da JMJ

Uma multidão de fieis lotou todo o espaço da praia de Copacabana, um dos endereços mais conhecidos do mundo, para acompanhar a missa especial com o papa Francisco - Tasso Marcelo
Com uma defesa do casamento tradicional, da família e do sacerdócio, o papa Francisco se despediu ontem dos voluntários que trabalharam na Jornada Mundial da Juventude 2013 em encontro no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Em discurso focado em temas comportamentais e não políticos e sociais, diferentemente de outros de seus pronunciamentos na JMJ, o pontífice exortou os jovens a “ir contra a corrente” e a serem “revolucionários” em suas vidas. Curiosamente, porém, o líder da Igreja Católica pediu que os jovens se “rebelem” para seguir comportamento mais conservador, em vez de fugir aos compromissos e aproveitar o prazer do provisório - uma referência ao sexo sem matrimônio.

“Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, para sempre, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã”, disse Francisco, mais uma vez recorrendo à linguagem coloquial. “Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade.”

Na véspera, acontecera na zona sul do Rio de Janeiro a “Marcha das Vadias”, pedindo liberdade sexual, defendendo o uso da camisinha e com críticas à Igreja Católica. No ato, para horror de peregrinos, ativistas colocaram um preservativo em uma imagem da Virgem Maria e depois a quebraram, além de pisar em cruzes.

Em sua fala, o papa também afirmou que Deus faz chamados aos seres humanos para escolhas definitivas. “A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio”, afirmou.

Domingo de praia

Pela manhã., em seu último dia no Brasil, o papa Francisco encerrou a Jornada Mundial da Juventude celebrando uma missa na praia de Copacabana, que estava tomada por fiéis num trecho de cerca de quatro quilômetros.

Francisco iniciou sua fala agradecendo aos jovens peregrinos “por todas as alegrias que me deram nestes dias”. “Levo a cada um de vocês no meu coração”, disse o papa à multidão, boa parte da qual passou a noite nas areias e calçadas de Copacabana.


Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.