17 de julho de 2013

Florianópolis: a cidade da magia

A Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, está interditada desde janeiro de 1982 - foto Alana Maria
Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de ser o quarto município com o mais alto valor do índice no país. Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. 

Originalmente denominada "Ilha de Santa Catarina", já que Francisco Dias Velho, o fundador do povoado, chegou ao local no dia de Santa Catarina. Ela continuou por muito tempo sendo assim chamada, inclusive ao se tornar vila com o nome de Nossa Senhora do Desterro. 

Com a Proclamação da República a vila elevou-se a cidade, quando decidiram fortalecer o nome correto, mas agora passando apenas a se chamar "Desterro", nome esse que desagradava aos moradores, pois este termo lembrava "desterrado", ou seja, alguém que está no exílio ou que era preso e mandado para um lugar desabitado. Esta falta de gosto pelo nome fez com que algumas votações acontecessem para uma possível mudança, até que, com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, Hercílio Luz mudou o nome para Florianópolis. 

Ocorre que Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade e enfrentou grande resistência de seu governo em Desterro. Como a cidade era um dos principais pontos que se opunham ao presidente, este mandou um exército para a cidade para que fosse derrubada esta resistência. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida.
Fachada do Mercado Público de Florianópolis
Considerada por muitos habitantes e turistas que a visitam como detentora de uma beleza singular, dotada de fortes traços da cultura açoriana, observados nas edificações, artesanato, no folclore, culinária e nas tradições religiosas, Florianópolis tem no turismo uma de suas principais fontes de renda.

Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se, presentemente, além das praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade.
A Praça XV de Novembro é o principal ponto de convergência da cidade. Destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais. Este logradouro existe com notável relevo desde a fundação de Florianópolis, época em que a ilha nem sequer se denominava Desterro. Tudo começou por intermédio do fundador, Francisco Dias Velho, que, no ponto local mais elevado, estabeleceu sua moradia e, ao lado desta, ergueu sua então denominada "casa de reza" (hoje Catedral).
Somados a seus valores interiores, neste ponto principal do centro urbano se veem, além de uma bela e centenária figueira, inúmeros monumentos e hermas que reverenciam acontecimentos e vultos da história catarinense e brasileira. A Praça XV mostra, em seu derredor, construções históricas que não raro serviram para sediar governos que delas ditavam leis às gentes ilhoa e barriga-verde.

Destacam-se, ainda na ilha os seguintes pontos turísticos:
Costa da Lagoa
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Forte de Santana do Estreito
Ilha do Campeche
Mirante do Morro da Lagoa (MAPA)
Ribeirão da Ilha - casarios açorianos
Costão do Santinho
Praia de Naufragados
Lagoinha do Leste
Lagoa do Peri
Barra da Lagoa à Galheta
Praia do Saquinho

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.