12 de julho de 2013

Dia Nacional de Lutas tem protesto no País todo

O Dia Nacional de Lutas, convocado por centrais sindicais, obteve mais força nas cidades em que funcionários do transporte aderiram, suspendendo as atividades, e onde as manifestações conseguiram bloquear rodovias. Ontem, ocorreram atos em todas as 26 capitais e no Distrito Federal e o bloqueio de 48 estradas em 18 Estados. Essas interdições também levaram a confrontos, com feridos.

O mais grave ocorreu no Rio de Janeiro, com pelo menos quatro feridos. O confronto entre manifestantes e policiais do Batalhão de Choque aconteceu por volta das 16h30min, no Centro, pouco após homem ser detido por se negar a tirar a máscara e se identificar. Após a liberação do homem, manifestantes começaram a atirar objetos em direção aos policiais, que reagiram usando jatos de spray de gás de pimenta.

Em São Paulo, cerca de 300 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) bloquearam os dois sentidos da rodovia Régis Bittencourt na altura do km 279. Por volta das 18 horas, montaram barricada com pneus queimados. A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes e recolheu algumas bandeiras do grupo.

Ainda em São Paulo, protesto no bairro Jardim Campo Belo, em Campinas, terminou com quatro policiais feridos e três pessoas detidas pela manhã. Os manifestantes reivindicavam melhorias de infraestrutura no bairro, como esgoto, pavimentação e regularização de imóveis. Segundo a Polícia, um grupo hostilizou policiais atirando pedras, rojões e bombas.

A Força Tática reagiu com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo e avançou em direção ao bairro. Um policial foi atingido por uma pedra e outros três por estilhaços de uma bomba. No município de Anápolis, a reitoria da Universidade Estadual de Goiás foi ocupada por estudantes e servidores. Em greve há mais de dois meses, eles cobravam melhores condições de trabalho e de estudo.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.