12 de julho de 2013

Governo Dilma anuncia canal de diálogo com prefeitos

No encontro com prefeitos na última quarta-feira, Dilma foi cobrada sobre aumento no FPM- foto Wilson Dias
A presidente Dilma Rousseff definiu a criação de um canal de diálogo com prefeitos para ouvir e dar respostas às demandas municipais. A decisão foi tomada ontem (11/07) em reunião entre Dilma Rousseff, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

A previsão é que o governo estabeleça uma agenda para três a quatro encontros anuais. A ministra Ideli Salvatti destacou que a intenção é manter negociação permanente com os prefeitos e reafirmar o compromisso de parceria do governo federal com as administrações municipais. “Reafirmamos os compromissos da presidente Dilma e do seu governo de ir ao encontro das necessidades da população brasileira, que são, na sua grande maioria, atendidas pelos municípios”, disse.

A medida foi bem recebida pela CNM. O presidente Paulo Ziulkoski explicou que os encontros serão com um grupo reduzido, ao contrário do que ocorre anualmente na Marcha dos Prefeitos. “O mais importante é que essa relação que se estabelece agora vai distensionar, vai flexibilizar e isso vai permitir que os próprios prefeitos tenham concepção melhor e um encaminhamento melhor. Não vamos ter a ilusão de que vamos resolver tudo em um ano ou dois, mas vamos tentar encaminhar questões objetivas”, disse Ziulkoski.

A decisão de se reunir periodicamente com prefeitos veio um dia após a participação de Dilma na 16° Marcha dos Prefeitos, quando ela ouviu pedidos para que se pronunciasse sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante discurso e, ao não fazê-lo, enfrentou misto de vaias e aplausos ao encerrar o pronunciamento. Um dos itens da pauta do encontro era a reivindicação de aumento entre 1% e 2% no FPM. No discurso, a presidente anunciou aos prefeitos R$ 3 bilhões para custeio de serviços públicos.

Mais tarde, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, detalhou à imprensa que o repasse emergencial de R$ 3 bilhões aos municípios corresponde a 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Desde o início da onda de manifestações no país, a presidente tem recebido grupos e membros de movimentos sociais para discutir demandas apresentadas durante as manifestações.


Com informações Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.