9 de julho de 2013

Feriado de 9 de julho em São Paulo

O Parque da Independência é um dos locais favoritos dos Paulistanos para curtir o feriado - foto João Alves

O feriado do dia 9 de julho é, atualmente, a data cívica mais importante do estado de São Paulo. A data foi o marco o inicial da Revolução de 1932, movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. 

Apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, por exemplo, com a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.

Em 1997, o governador de São Paulo, Mário Covas, oficializou o dia 9 de julho como feriado civil no Estado, uma homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda da ditadura de Vargas.

Em 9 de julho de 2010 o Blog de Altaneira publicou artigo do 
Wikipédia sobre o feriado e a chamada "Guerra Paulista".

A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria.


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.