27 de julho de 2013

Estudantes de Comunicação de todo o país realizam ato em Teresina

Os estudantes pretendem mostrar que os novos comunicadores querem uma nova mídia - foto Cida Cardoso 
Na tarde de ontem (26/07), estudantes de Comunicação Social de todo o Brasil realizaram um ato público nas ruas de Teresina. Após se concentrarem em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina, eles seguiram em passeata em direção ao Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado.

Os universitários são participantes do 34º Encontro de Estudantes de Comunicação Social (Enecom), que reúne as mais diversas habilitações como Cinema, Relações Públicas e Jornalismo. A principal pauta do ato é a garantia do direito humano à comunicação. 
Fatos atuais como a criminalização dos movimentos sociais ocorridos no último mês foram colocados em evidência. A abordagem feita pela mídia, onde o vandalismo e atos de violência ganharam maior destaque e renderam manchetes nos mais diversos meios de comunicação, foram questionadas.
Segundo o estudante Jório Matos, do Ceará, o movimento é de grande importância. A intenção do ato é “mostrar para a população as pautas que a mídia não costuma mostrar”. Segundo ele, os empresários da comunicação não têm interesse “de mostrar as perspectivas das minorias”.
Ao levar esse debate para as ruas, os jovens pretendem mostrar que os novos comunicadores querem uma nova mídia, que mostre a realidade e não o que “vende mais”.
“A grande mídia em qualquer lugar é comprada. Nós, como estudantes, tentamos mudar alguma coisa, mas não conseguimos pelo fato das empresas terem fins lucrativos e seguirem um padrão que nunca muda”, criticou Ester Monte, estudante do Piauí.
Para Ricardo Aiolfi, do Espírito Santo, está na hora de mostrar à sociedade que há algo de errado. “Queremos que as informações verdadeiras circulem. Hoje a mídia limita as informações. Estamos questionando o grande sistema e essa pauta de hoje não é só de interesse do movimento, mas de toda a população, pois a aceitação só é possível com ampla participação popular”, disse.
Além disso, os universitários trouxeram à tona os assuntos discutidos nas manifestações dos últimos meses, como a PEC 37, a “Cura Gay” e o aumento na tarifa do transporte público.
Valorização da cultura
Ao chegar à Praça Pedro II, no centro de Teresina, os estudantes realizaram uma parada em frente ao Teatro 4 de Setembro, onde foi questionada a valorização da cultura e o pouco esforço feito pelo governo para garantir uma boa formação cultural.
Para os manifestantes, a cultura no país ainda é muito cara, fazendo com que não se tenha acesso a espetáculos de teatro, dança ou qualquer tipo de manifestação realizada em espaços fechados.
Os universitários fizeram a queima simbólica da bilheteria do teatro.
Homenagem
Após parada no Palácio de Karnak, o protesto seguiu para a Avenida Frei Serafim, onde um ato simbólico em homenagem ao estudante Paulo Patrik foi realizado – o estudante morreu em junho, após ser atropelado durante uma manifestação.
O ato organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) foi encerrado em frente à Assembleia Legislativa do Piauí.
Com informaçõePortal ODIA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.