21 de julho de 2013

Dilma faz apelo por plebiscito em carta ao PT

Vaccarezza (PT-SP) desagrada PT na coordenação da reforma (Foto: Roosewelt Pinheiro)
Em carta de quatro páginas encaminhada ao PT, a presidente Dilma Rousseff defendeu a realização de plebiscito para a reforma política e disse que, ao lado do ex-presidente Lula, está ouvindo a “voz das ruas”  para dar respostas à sociedade brasileira. Dilma enviou o texto para explicar por que não foi à reunião do diretório nacional da sigla, em Brasília, realizado ontem (21/07), em que seria convidada de honra. 


A ausência incomodou petistas, em especial o ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e membro da direção do partido. Ele criticou a decisão da presidente em reunião da corrente majoritária da legenda. “Eles [brasileiros] querem um novo sistema político, mais transparente, mais oxigenado e mais aberto à participação popular que só a reforma política balizada pela opinião das ruas, por meio de um plebiscito, poderia criar”, afirmou Dilma na carta.

A presidente justificou a ausência ao dizer que, com a vinda do papa Francisco ao Brasil, precisava atender a demanda de organização e segurança do evento, que envolve “todo o governo”. No texto, a presidente usou a expressão “querida militância” e fez afago à sigla dizendo que não haverá um “Brasil efetivamente novo” sem o PT. Dilma cita Lula duas vezes na carta. Em uma delas, diz que está ao lado do ex-presidente ouvindo as ruas para “construir um Brasil cada vez melhor”, listando as ações federais em resposta às ruas.

Durante a reunião, o comando do PT responsabilizou seus partidos aliados pelo fracasso da reforma política em discussão no Congresso. A cúpula petista elaborou resolução em que diz que o governo e a sigla tiveram que executar política de reforma “baseada em alianças cujos parceiros não se dispuseram e nem se dispõem a romper com os limites da institucionalidade conservadora”. O mesmo documento propõe plano de combate à corrupção capitaneado pelo governo.

O diretório discutiu moção contra a permanência do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) na coordenação da comissão da reforma política. Manteve, contudo, por 43 votos a 27, nota que dizia que Vaccarezza não expressa o pensamento da bancada e do partido. Vaccarezza foi escalado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para coordenar o grupo de trabalho. A nomeação do petista irritou a presidente Dilma Rousseff e a cúpula do PT depois que ele se manifestou publicamente contra o plebiscito proposto pelo governo. 

Quarenta deputados petistas divulgaram manifesto contra a permanência do petista na coordenação e defenderam o nome do deputado Henrique Fontana (PT-RS), que comandou o projeto de reforma na Câmara.

Com informações Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.