17 de julho de 2013

Secretária desqualifica denúncia sobre supostas fraudes no Cadastro do Bolsa Família

A Secretária Municipal de Assistência Social, manifestou-se ontem (16/07) sobre as denúncias veiculadas nas redes sociais de fraudes no Cadastro do Bolsa Família, o que tem levado pessoas a receber indevidamente o benefício do Governo Federal.

Inicialmente a Secretária critica a forma como se procedeu e que a mesma deveria ser feita de forma sigilosa o que deixa a entender que não irá averiguar as informações.

Na sua nota a Secretária esclarece que qualquer pessoa que possua uma renda familiar de até um salário mínimo pode está se cadastrando no CADÚNICO de sua cidade, ignorando que a denuncia fala de recebimento de benefícios por fraude no cadastro.


A comerciante Maria de Sousa relata que os problemas no Cadastro do Bolsa Família vem desde a administração anterior e que conhece caso de uma família com três pessoas aposentadas que recebe o benefícios.

Uma simples análise da lista dos beneficiários do Programa Bolsa Família publicada no Portal do Município percebe-se que existe servidores municipais contemplados, o que se esperava era apuração desses cadastros para saber se essas pessoas informaram sua renda real.

Confira a seguir a integra da Nota da Secretária:

"Gostaria de informar a população altaneirense, e aos nobres colegas que estão envolvidos neste processo de denúncia, que até agora foi realizado de forma informal, que quando se faz uma denúncia desse teor primeiramente ela deverá ser feita de forma SIGILOSA, posteriormente, a equipe técnica deverá fazer averiguação in loco. Em seguida são tomadas as providencias cabíveis. Nesse caso, tudo aconteceu de forma erronia.
Qualquer pessoas que possua uma renda PER CAPITA familiar de até um salário mínimo pode está se cadastrando no CADÚNICO de sua cidade. Isso não significa que a mesma irá ser Beneficiária do Programa Bolsa Família, uma vez que para ser beneficiária, a pessoa cadastrada tem que ter uma renda per capita de 1/4 do salário mínimo vigente.
O calculo é realizado de acordo com o salário e o número de membros da família."

Clique aqui e confira a lista dos beneficiários do Programa Bolsa Família publicada no Portal do Município de Altaneira

Um comentário:

  1. Informo ao administrador do Blog, e aos demais cidadãos de Altaneira, que desde o dia que foi feita a denúncia(irregular) que esse caso estava sendo averiguado, e as medidas cabíveis aos mesmos já foram tomadas. Informo ainda, que qualquer pessoa pode realizar a denúncia, assim como cabe ao Serviço Social averiguar e tratar os fatos. É importante salientar, que as informações prestadas no cadastro é de extrema responsabilidade do cadastrado, e que o mesmo pode responder judicialmente quanto as informações omissas ou mentirosas. Assim como o gestor do Bolsa Família tem suas responsabilidade em casos assim. Nesse momento a Secretaria de Assistência Social se organiza para realizar campanhas de conscientização à população e ações que viabilizem uma melhor gerencia deste Programa de Transferência de Renda no município.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.