5 de junho de 2021

Ceará tem menos de 12% da população vacinada com as duas doses contra a Covid

O Ceará tem um total de 1.088.318 pessoas vacinadas com as duas doses contra a Covid-19. A quantidade equivale a 11,84%* da população imunizada, de um total de 9.187.103 pessoas que residem no Estado. Em relação à primeira dose (D1), 1.820.930 de pessoas receberam o imunizante, contabilizando 19,82% da população vacinada e que aguarda a próxima dose. Ao todo, o Ceará aplicou 2,9 mil doses em quatro meses da campanha de vacinação.

As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quinta-feira, 3. Já as estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até esta sexta-feira, 4 de junho, o Ceará recebeu 4 milhões de doses dos imunizantes para combater a pandemia da Covid-19, em 30 remessas de vacinas que chegaram ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.

Na campanha de vacinação no Ceará, pessoas incluídas nos grupos prioritários das fases 1, 2, 3 e 4, do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, estão recebendo os imunizantes contra o coronavírus. Dentre as categorias, estão: trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas portadoras de deficiência, moradores de rua, trabalhadores da educação, profissionais do transporte coletivo rodoviário, metroviário, aéreo, aquaviário, portuários entre outros.

No próximo domingo, 6, Fortaleza inicia a vacinação da população geral de 18 a 59 anos, que não estão inseridas nos grupos prioritários. A informação foi divulgada pelo prefeito da Capital, José Sarto (PDT), na última quarta-feira, 2. Neste primeiro momento, estão sendo agendadas pessoas que têm 59 anos para receberem a primeira dose da vacina. O esquema de vacinação irá ocorrer em ordem decrescente.

*As porcentagens da vacinação da população cearense são definidas com base em metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) para cada público prioritário. As taxas de aplicação correspondem às doses que já foram distribuídas. Mediante o envio de lotes de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS), as doses dos imunizantes são distribuídas aos municípios proporcionais às estimativas populacionais de cada grupo prioritário (meta).

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Com vacinação, mortes de idosos por Covid-19 tem redução de 46,8% entre abril e maio no Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.