27 de junho de 2021

Governador do Ceará tenta negociar diretamente com Pfizer vacinas contra Covid-19

Ofício do Governo do Ceará mostra tentativa de negociar vacinas diretamente com a Pfizer  (Foto: Reprodução/O Povo)


Um documento obtido com exclusividade pela reportagem do jornal O POVO mostra que o Governo do Estado permanece tentando negociar vacinas diretamente com a Pfizer. O objetivo seria comprar doses da empresa sem intermediação do Ministério da Saúde.

No ofício, datado de quarta-feira, 23 de junho, é pontuado que "mesmo com a parceria já estabelecida" (entre Ministério da Saúde e Pfizer), o Estado do Ceará "permanece empenhado em também constituir acordo com a empresa". O documento é endereçado a Marta Díez, presidente da farmacêutica no Brasil, e assinado pelo governador Camilo Santana (PT).

Não é a primeira vez que governos estaduais tentam comprar imunizantes sem passar pelo Ministério da Saúde. O próprio ofício destaca que a primeira tentativa de acordo foi em dezembro de 2020.

Em janeiro, O POVO noticiou que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) buscou a Pfizer e a Sinovac — esta última responsável pelo desenvolvimento da CoronaVac — para obter cerca de 1,4 milhão de doses. As negociações, no entanto, não avançaram: a Pfizer fechou acordo de exclusividade com o Governo Federal para fornecer os imunizantes, enquanto a Sinovac negocia por meio do Instituto Butantã, de São Paulo.

O Consórcio Nordeste, formado por governadores da região, obteve sucesso em negociações com o Fundo Soberano Russo, responsável pela venda da vacina Sputnik V. Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha autorizado a importação de quantidades somente para 1% da população de cada unidade federativa, representando 183 mil unidades para o Ceará, o Governo do Estado já negociou a compra de quase 6 milhões de doses.

Pelas redes sociais, Camilo confirmou que buscou novamente a Pfizer para efetuar a negociação direta de vacinas. Ele pontuou ainda que continua "buscando negociações com outros laboratórios, inclusive no exterior".

O jornal O POVO apurou que representantes do Governo do Estado estão em contato com o laboratório Sinopharm, da China, que produz a vacina Sinovac, buscando realizar a compra do imunizante sem a intermediação do Governo Federal.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Mais de 58 mil pessoas foram vacinadas, ontem, em Fortaleza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.