26 de junho de 2021

Ciristas já apostam em 2º turno sem Bolsonaro

Encontro entre o presidenciável Ciro Gomes, Carlos Lupi e o publicitário João Santana (Foto: Reprodução/Twitter)

A última pesquisa divulgada que aponta liderança folgada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial de 2022, dividiu opiniões no Ceará. Enquanto petistas apontam Lula como favorito e bolsonaristas questionam credibilidade de pesquisas, aliados de Ciro Gomes (PDT) dizem que dados mostram "chance de ouro" para o pedetista.

Nos números, divulgados na madrugada de ontem (25/06) pelo jornal Estado de S. Paulo, Lula lidera no cenário, é seguido por Jair Bolsonaro (sem partido)e Ciro Gomes aparece em terceiro. João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) também pontuaram.

A pesquisa ainda mostra piora da avaliação do governo Bolsonaro. A rejeição do presidente também aumentou.

"Todos os dados são negativos para o presidente Bolsonaro", resume o cientista político Cleyton Monte, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele associa a queda do desempenho eleitoral do presidente à má avaliação do governo, citando fatores recentes como recentes manifestações contra Bolsonaro, a rotina diária de crises criadas pela CPI da Covid e a marca dos 500 mil mortos pela pandemia de Covid-19 no País.

Político próximo de Lula, o deputado José Guimarães (PT) comemorou os números e disse que eles marcam "derrocada" do governo Bolsonaro.

"A pesquisa é um dado do momento, mas diz bem do desgaste e da revolta da população contra o governo Bolsonaro, além de mostrar condições que se abrem para o Lula liderar uma frente anti-Bolsonaro".

Apesar dos números mais positivos para Lula e do quadro aparentemente "estagnado" de Ciro, aliados avaliam que pesquisa também é positiva para o pedetista. Para o deputado André Figueiredo (PDT), a pesquisa sinaliza que "polarização entre Lula e Bolsonaro pode ruir" e mostra que existe espaço para uma "terceira via" na disputa.

"O Lula tem um eleitorado cativo, mas às vezes muita gente que se coloca na posição de eleitor do Lula faz assim para tirar o Bolsonaro", diz. Colocado ao lado da queda da avaliação de Bolsonaro, este movimento mostraria a possibilidade de um segundo turno sem Bolsonaro e entre Lula e Ciro, avalia o deputado.

Aliada de Bolsonaro no Ceará, a deputada estadual Dra. Silvana (PL) questionou o cenário mostrado pela pesquisa, que classificou como "risível".

"Eu comparo esses institutos com a Rede Globo, que enfrentou tanto, mentiu tanto, perverteu tanto a realidade, que as pessoas realmente riem de uma notícia dada pela Globo, riem de uma pesquisa dessas", diz.

Pastora evangélica e líder de congregações no Estado, ela questiona sobretudo dado da pesquisa que aponta ascensão e vitória de Lula entre evangélicos. "Eu não vejo um crente votando no Lula, não conheço mesmo", disse. "Se uma igreja daqui tiver 300 congregados, talvez 299 deles votem hoje no Bolsonaro. É risível", afirma.

O ex-marqueteiro do PT João Santana assumiu a comunicação do PDT, partido que irá lançar Ciro Gomes na disputa pela presidência em 2022. O publicitário foi responsável pela campanha de reeleição do ex-presidente Lula em 2006 e pelas duas campanhas de Dilma Rousseff e agora deverá articular o processo de comunicação do pedetista.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Bolsonaro: não acredito em pesquisa; por isso queremos voto auditável


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.