30 de junho de 2021

Prefeito de Sobral diz que "Ciro Gomes representa a verdadeira esquerda no Brasil" e eleva tom contra Lula

O prefeito Ivo Gomes descartou candidatura ao Governo do Estado (Foto: Divulgação/GMS)

Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) fez duras críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem em entrevista ao programa Jogo Político, do jornal O POVO. Questionado a respeito da estratégia que o irmão Ciro Gomes (PDT) tem adotado de ampliar carga contra o petista, na tentativa de se distanciar de Lula, Ivo respondeu que, "para se diferenciar do Lula, basta ser honesto. Simples assim".

Em seguida, chamou o ex-presidente de "cara de pau". Potencial candidato para 2022, Ciro tem centrado artilharia em Lula, de quem procura se manter afastado na tentativa de se viabilizar para o pleito e chegar ao segundo turno.

Pesquisas recentes de intenção de voto (Ipece e Datafolha) apontam liderança folgada do petista em relação aos demais candidatos que figuram até agora.

De acordo com Ivo, no entanto, a esquerda política no Brasil é representada não por Lula, mas pelo irmão Ciro Gomes. "Vamos começar a rever nossos conceitos de esquerda", declarou. "Esquerda na política chama-se Ciro Ferreira Gomes. Ponto final."

A entrevista foi concedida aos jornalistas Italo Coriolano, que apresenta o programa semanal, e Érico Firmo, editor de Cotidiano e colunista de Política do O POVO. O vídeo com a íntegra está disponível no canal do O POVO Online no Youtube.

As críticas de Ivo a Lula dificultam ainda mais entendimento entre PT e PDT no Ceará, onde os dois partidos são aliados desde 2006, quando Cid Gomes se elegeu governador do Estado, numa composição que está na base do atual chefe do Executivo estadual, Camilo Santana (PT) - o gestor tenta preservá-la para o ano que vem.

Alas do PT cearense, no entanto, entendem que essa aliança se desgastou a ponto de não se tornar viável por mais uma disputa eleitoral. Um possível rompimento entre essas forças teria amplos efeitos e causaria um rearranjo político no estado.

Sobre o quadro local, Ivo descartou estar entre os postulantes do PDT para concorrer à sucessão de Camilo. Segundo ele, os nomes do PDT já postos estão de bom tamanho e dão "pano para manga", a saber: o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o secretário estadual Mauro Filho e a vice-governadora Izolda Cela, a cargo de quem o governo estaria caso Camilo decida pleitear vaga de senador.

Mesmo fora da corrida, Ivo criticou o deputado federal e potencial candidato ao Abolição Capitão Wagner (Pros), principal pré-candidato do campo da oposição.

Perguntado se o parlamentar republicano é bom nome na briga pelo governo, o prefeito ironizou: "Bom nome pra quê? Pra liderar motim, ótimo; pra governar o Ceará, chagas abertas".

Ivo também tratou do motim da PM no Ceará no ano passado, no curso do qual o senador Cid Gomes, irmão do prefeito, foi baleado depois de avançar com trator sobre grupo de policiais aquartelados em Sobral.

O pedetista avaliou que, desde 2020, episódios como esse arrefeceram, mas receia que Jair Bolsonaro (sem partido) tente tirar proveito das forças policiais para tumultuar as eleições presidenciais.

Ainda falando sobre o chefe do Executivo e suas chances de reeleição, Ivo afirmou que a "CPI (da Covid) não vai causar maiores danos ao Bolsonaro", para ele "um homem ruim, uma pessoa perversa" e que "não tem projeto de nada".

Com informações portal O Povo Online


Clique aqui e assista a entrevista na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.