24 de junho de 2021

Ceará é o sétimo estado que mais vacinou com 2ª dose contra a Covid-19

Em cinco meses de campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, iniciada em 18 de janeiro deste ano, o Ceará ocupa a 7ª posição no ranking de vacinação dos 27 estados brasileiros que aplicaram a segunda dose (D2). Com 1.090.290 doses aplicadas, o Estado tem 11,85% da população imunizada com a D2, de um total de 9,1 milhões de pessoas. Em comparação com os estados mais populosos do Brasil, o Ceará está na quarta colocação, ficando atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul no ritmo da vacinação. As informações são de um levantamento realizado pelo jornal O POVO, a partir de dados das secretarias estaduais de saúde publicados na última terça-feira (22/06).

 A estimativa populacional dos estados é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. O percentual da vacinação foi calculado a partir da quantidade de doses aplicadas nos estados com o valor populacional de cada região.

O Estado ainda tem 29% da população que recebeu a primeira dose (D1) e aguarda receber a segunda dose para completar a imunização contra a doença, também com dados do dia 21. Nos cinco meses do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde, o total de 4,6 milhões de vacinas foram entregues ao Ceará. O Estado conta com dois imunizantes na campanha: CoronaVac/Instituto Butantan e Pfizer/BioNTech.

O Ceará espera receber neste semana três novos lotes de imunizantes contra a Covid-19. São mais de 270.900 doses previstas pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) nesta quarta-feira, 23.

No balanço da aplicação da segunda dose nos estados mais populosos do Brasil, o Ceará aparece em quarto colocado no ranking de dez estados. Na liderança do ritmo da vacinação contra a Covid-19, aparecem Rio Grande do Sul em primeiro lugar, com 14,93% da população que recebeu as duas doses, em segundo lugar vem São Paulo (12,59%) e em terceiro Minas Gerais (12,36%). Na lista, ainda constam Bahia, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Pará.

O levantamento mostra os estados brasileiros com quantidade de pessoas mais próxima, onde pode ser analisado o ritmo de vacinação da doença nas regiões com população semelhante. Por exemplo, o Ceará possui população estimada de 9,1 milhões de pessoas e tem 11,85% de pessoas imunizadas com as duas doses, enquanto Pernambuco tem 9,6 milhões de pessoas e 10,66% da população vacinada com a D2, ocupando a oitava posição no ranking.

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, 151 municípios iniciaram a vacinação do público geral, de 18 a 59 anos. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina na Capital, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital.

Como forma de intensificar o número de pessoas cadastradas na plataforma, a Prefeitura de Fortaleza realiza o mutirão para cadastro da vacinação em 30 locais na Capital. A mobilização busca realizar o cadastramento de pessoas que não conseguiram efetivar o processo por falta de recursos, como internet e equipamentos eletrônicos, ou que não sabem como se cadastrar na plataforma. 

Além do público em geral, as pessoas incluídas nos grupos prioritários das fases 1, 2, 3 e 4, do PNI, estão recebendo os imunizantes contra o coronavírus em paralelo. Dentre as categorias, estão: trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas portadoras de deficiência, moradores de rua, trabalhadores da educação, profissionais do transporte coletivo rodoviário, metroviário, aéreo, aquaviário, portuários entre outros.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Fortaleza é a 4ª capital do Nordeste que mais vacinou


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.