12 de junho de 2021

Governador do Ceará autoriza retorno das aulas presencias no ensino médio nas escolas particulares

Segundo o governador a decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia (Foto: Reprodução/Facebook)

As aulas presenciais em todas as séries do ensino médio foram liberadas ontem (11/06) pelo governador Camilo Santana (PT). Conforme a Secretaria da Educação (Seduc), as escolas da rede pública estadual de ensino vão finalizar o primeiro semestre letivo de 2021 neste mês de junho sem formato presencial. A pasta informou que trabalha para "em agosto, as escolas públicas de ensino médio voltarem de forma híbrida". No caso do ensino particular, cerca de 200 escolas devem retomar o ensino presencial para alunos desta etapa já na próxima segunda-feira (12/06).

A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia e anunciada em live de divulgação das novas medidas que contemplam a flexibilização das medidas no Ceará.

O ensino presencial estava já permitido para turmas até o 9º do Ensino Fundamental. Escolas particulares aderiram. Contudo, mesmo com a autorização, secretarias de educação mantiveram ensino remoto.

A secretaria disse ainda que "mesa de negociação permanente" será mantida com a participação do Sindicato Apeoc e representantes de estudantes. "Existe uma portaria com orientações. Assim que possível, será efetivado esse retorno de forma gradual e segura, conforme orientação do governo estadual", aponta.

Conforme Henrique Soarez, um dos diretores do Colégio 7 de Setembro e coordenador da força-tarefa pela volta às aulas presenciais do Sinepe, afirma que a grande maioria das escolas associadas deve retornar ao ensino presencial. "A gente já estava esperando isso há um mês. São 452 dias em que o ensino médio ficou sem aula presencial. Essa demora do ensino médio pegou a gente de surpresa. O outro lado da moeda é que a gente já estava com tudo pronto", afirmou.

Ele detalha que algumas escolas irão utilizar diversos espaços das unidades, como laboratórios, auditórios e bibliotecas, para que haja cumprimento das regras. "Os últimos decretos vêm com o percentual de capacidade da sala. Estamos procurando espaços ventilados. Além do distanciamento, a coisa mais importante é a ventilação", diz sobre as medidas para evitar o contágio da Covid-19.

As famílias ainda têm o direito de decidir se os alunos voltam a assistir as aulas nas escolas ou se continuam participando de casa. "Vamos utilizar essas duas semanas e meia até o final do semestre. Se a autorização não viesse agora, a gente ia passar o mês de julho todo no suspense. Vamos ter tempo de acolher os alunos de volta, ver algum tipo de problema que não conseguimos detectar pela câmera", acrescentou.

A liberação das aulas presencialmente tem sido tema de impasse entre categoria de profissionais da educação e instituições de ensino particular. Os danos causados pelo ensino remoto e o risco de contaminação diante da pandemia do coronavírus são pontos levantados por quem é a favor e contra, respectivamente.

Em maio, a 3ª Vara da Fazenda Pública concedeu uma tutela pedida por meio de Ação Popular autorizando ensino presencial em todos as séries do ensino médio. No dia seguinte, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) derrubou a liminar com essa determinação atendendo a pedido do Governo do Estado. 

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Segmentos comemoram avanços em reabertura, mas pedem alternativas a restrições

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.