6 de junho de 2021

Governadores participam de reunião sobre Sputnik V

Governadores e secretários se reuniram de forma virtual para discutir distribuição da Sputnik V  (Foto: Reprodução/Twitter)

O governador Camilo Santana (PT) participou ontem de reunião virtual entre governadores de estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para tratar da vacina russa Sputnik V, que teve importação autorizada na última sexta-feira pela Agência Vigilância Nacional (Anvisa).

Em publicação nas redes sociais, o governador comentou a reunião e afirmou que o grupo irá agendar conversa com o Fundo Soberano russo para tratar dos próximos passos para a chegada da vacina. "Somente com a vacinação em massa conseguiremos superar esse momento difícil de pandemia", disse o petista.

A importação e uso emergencial da Sputnik V já havia sido rejeitada pela Anvisa em uma outra reunião, em 26 de abril. Naquela época, dirigentes da agência alegaram ausência de informações de segurança relativas à vacina.

Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a ideia dos governadores é iniciar a aplicação das primeiras doses da Sputnik V em uma cidade, de médio porte, de cada Estado, algo semelhante ao que foi aplicado pelo Butantan em Serrana (SP), para avaliar a eficácia da Coronavac.

Ao todo, pediram autorização para a importação e uso da Sputnik V os governos de seis estados: Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Em março, a Assembleia cearense aprovou a compra de 5,87 milhões de doses do imunizante. O governo do Ceará, no entanto, ainda aguarda confirmação oficial da Anvisa para detalhar a operação.

A ideia é que as doses cheguem ao Ceará para aplicação observada em adultos e acompanhamento ativo de eventos adversos. Após esta etapa, a importação depende ainda do protocolo do Ministério da Saúde, que pode optar por liberar as mais de 5,5 milhões de doses para uso somente no Ceará, ou comprar essas doses para que elas sejam transmitidas nacionalmente aos Estados por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Com informações portal O Povo Online

 Leia também:

Cariri e Norte registram aumento de casos e óbitos por Covid-19

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.