15 de junho de 2021

Por que não basta se vacinar para dispensar máscara

Agentes da Secretaria de Saúde em fiscalização nos terminais em Fortaleza sobre o uso de máscaras (Foto: Thais Mesquita)

Doenças como sarampo e poliomielite só são controladas com uma alta cobertura vacinal. Mas quando há poucas pessoas vacinadas, e a circulação do vírus continua, a tendência é de aumento de casos e perda do controle. Com a pandemia da Covid-19, especialistas cearenses alertam para a importância da vacinação coletiva da população para o controle efetivo da infecção.

As vacinas aplicadas no Ceará até então geram imunização completa contra o novo coronavírus com aplicação de duas doses, com exceção da Janssen, de apenas uma dose e com início previsto de uso no Estado a partir da próxima semana. A imunização junto à continuidade das medidas sanitárias ajudam no controle da doença. Entretanto, se aglomerações e outros desrespeitos às medidas sanitárias seguem acontecendo junto à vacinação em ritmo lento, mais pessoas poderão ficar doentes.

Professor do curso de Medicina da UFC, Roberto da Justa recorda a existência de um índice mínimo de pessoas vacinadas para garantir o controle da doença infecciosa. "Por melhor que seja uma vacina, se eu não vacino o entorno da pessoa, e ela continua exposta a um vírus, ela pode ser infectada", destaca o especialista.

Sem contabilizar variantes, Roberto relembra que os números estipulados por médicos foram de 60% a 70% da população imunizada - contabilizando duas doses - para garantir a segurança e retorno seguro às atividades. Keny Colares, infectologista da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), reforça que o termo nunca foi utilizado para falar de imunização de rebanho ao ter a própria doença. "Imagina adoecer 70% da população para gerar imunidade?", questiona.

Keny cita como exemplo os Estados Unidos: pessoas completamente imunizadas com D1 e D2 podem circular livremente sem máscaras em respectivos locais. O mesmo ainda não pode ser feito no Brasil, diferentemente do proposto por Bolsonaro na última semana. "A falta de uma coordenação nacional faz com que cada Estado tenha assumido a luta da pandemia com conceitos e métricas diferentes. É difícil imaginarmos o controle da Covid-19 em uma cidade quando temos outros municípios que o vírus continua circulando", lamenta. "O País ficou dessincronizado em toda a pandemia."

O imunologista Edson Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, recorda o lento ritmo de imunização no País. "Nós temos o Brasil quase todo em colapso hospitalar, temos a chegada da variante indiana e temos, ainda, uma taxa alta de circulação viral. É altamente irresponsável falar de não usar máscara", cita. "Sei que há uma angústia em voltar ao normal, tirar a máscara e abraçar, mas é absolutamente diferente quando você tem 70% da população vacinada e quando você tem 12%, como é o Brasil."

Até última atualização da Sesa, um total de 22% da população no Ceará recebeu D1 da vacina. Porém, os médicos consideram completamente imunizados e seguros aqueles que receberam a segunda aplicação. Como ainda são poucos quando comparados a todo o Estado, as medidas sanitárias devem seguir até o alcance mínimo da imunidade de rebanho.

"Existe um movimento que demonstra que as pessoas, após a primeira dose, tendem a aumentar a abertura. Isso fatalmente mostra um aumento da infecção e dos casos graves", cita Edson, exemplificando com Chile, que voltou no último sábado, 12, à quarentena geral - mesmo com vacinação de maior parte da população com D1.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Mutirão de cadastro para vacinação tem baixa procura no primeiro dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.