22 de setembro de 2011

Governador Cid Gomes se reúne com bancada federal cearense

O governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (21), em Brasília,  com parlamentares da bancada federal cearense. Na pauta da reunião estavam projetos a serem inseridos no Orçamento Geral da União de 2012, que deverá chegar em breve à Câmara Federal para receber emendas das bancadas. O encontro aconteceu no gabinete da liderança do PTB na Câmara dos Deputados.

Entre os projetos apresentados por Cid Gomes está o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O projeto compreende um sistema de canais que circulará o Estado, por meio de gravidade e deve ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Outro projeto apresentado durante a reunião foi o de ampliação do Porto do Pecém. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, a expectativa é de que até 2016, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém esteja composto por um berço no TMUT, um novo quebra-mar, dois berços de granéis sólidos; e cinco berços de granéis líquidos. A nova ampliação deverá atender empreendimentos, como a refinaria de petróleo Premium II, da Petrobras, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), as necessidades da Ferrovia Transnordestina, com trecho até o Pecém.

Também foram debatidos os projetos do Arco Metropolitano, que partirá da rodovia BR-116, no município de Chorozinho, até a BR-222, próximo ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém; e a implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza que terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares.

Na saúde, os projetos inseridos são o de ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza e a construção do Hospital Metropolitano que, segundo Cid Gomes, deverá ficar localizado entre os municípios de Maracanaú e Pacajus. Foram apresentados ainda projeto de construção de mais um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e projetos de recuperação e construção de rodovias.

Da reunião, participou o senador Inácio Arruda e os deputados Domingos Neto, Aníbal Gomes, Chico Lopes, Danilo Forte, Ariosto Holanda, Gorete Pereira, João Ananias, Artur Bruno, José Guimarães, José Airton, Arnon Bezerra, Edson Silva, Raimundo Gomes de Matos, André Figueredo, Manoel Salviano, Mário Benevides, Padre José Linhares, Antonio Balhmann e Genecias Noronha.

Ainda em Brasília o governador Cid Gomes acompanhou a votação para a escolha do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A disputa foi vencida pela deputada Ana Arraes (PSB-PE). Na ocasião, Cid Gomes pessoalmente pediu votos para a bancada cearense. A nova ministra sucederá o cearense Ubiratan Aguiar.

O chefe do executivo cearense, Cid Gomes, também almoçou com o presidente da Câmara Federal, Marco Maia. Na pauta,  votação nesta quarta-feira (21) da Contribuição Social para Saúde (CSS).

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.