20 de setembro de 2011

Eleitores representam mais de 82% dos habitantes de Altaneira

Eleitores das duas coligações que disputam as eleições em Altaneira
O novo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apontou para o Município de Altaneira uma população de 6.856 habitantes conforme amplamente divulgado aqui no Blog e na imprensa estadual.

Ao cruzar os dados do censo 2010 com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, constatamos que os eleitores representante 82,3% dos habitantes de Altaneira.

Os dados dos eleitores divulgados pelo TSE referem-se ao mês de agosto de 2011, mas ainda  não estão contabilizadas as transferências e inscrições efetuadas no dia 16 de agosto, uma vez que os servidores do Cartório Eleitoral ainda não cumpriram todas as diligências determinadas pelo Juiz Eleitoral.

Na pagina do TSE na rede mundial verifica-se que a evolução do eleitorado de Altaneira de dezembro de 2010 para agosto de 2011 foi de apenas 58 eleitores, no entanto, cerca de 160 requerimentos de transferências e inscrições de novos eleitores para o Município aguardam decisão do Juiz Eleitoral.

O eleitorado de Altaneira cresceu mais de 34% de janeiro de 2004 até agosto de 2011, confira a evolução do eleitorado altaneirense nos últimos anos:

A Lei 9.504/97 estabelece no seu Art. 92 que o Tribunal Superior Eleitoral determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que: o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja 10% superior ao do ano anterior, quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à de idade superior a 70 anos e quando o eleitorado for superior a 65% da população projetada pelo IBGE.

Desde o ano de 2006 o eleitorado de Altaneira é superior a 65% da população, mas este não é um caso outros municípios da região supera o limite previsto em Lei, vejamos: Antonina do Norte (89,8%), Farias Brito (82,3%), Araripe (79,9%), Assaré (77,3%), Nova Olinda (76,5%), Santana do Cariri (75,8%), Potengi (69,9%) e Crato (67,8%).

Pelo levantamento realizado constata-se que os três municípios que compõem a 53ª. Zona Eleitoral estão acima do percentual legal, passível, pois, de revisão do eleitorado.

O candidato a Prefeito pela Coligação Altaneira do Jeito Certo, Delvamberto Soares, disse que após as eleições suplementares, solicitará ao seu partido que oficie ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, requerendo a revisão do eleitorado do Município de Altaneira.

“É inadmissível que pessoas que não mantém nenhum vinculo com a cidade, possam decidir o futuro de seu povo, precisamos corrigir esta injustiça” disse Delvamberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.