13 de setembro de 2011

PIB do Ceará cresce no segundo trimestre deste ano

Eduardo Diogo da Secretaria de Planejamento  e
Flávio Ataliba do IPECE anunciam os números do PIB 
Mais uma vez o setor de serviços manteve o crescimento positivo da economia cearense. Mas desta vez foi o setor agropecuário, e não a indústria, que ajudou a fechar o balanço no azul. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado, no segundo trimestre de 2011 (abril/maio/junho), cresceu 4,42% em comparação ao mesmo período em 2010. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o índice registrado também chegou a 4,42%. Com isso, o Ceará superou os 3,6% do resultado brasileiro.

O setor agropecuário, que representa apenas 7,6% do PIB estadual, registrou um crescimento de 55,5% no segundo trimestre de 2011. Segundo Heloísa Bezerra, analista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), este crescimento excepcional foi motivado pela boa fase pela qual passa a agricultura no Ceará este ano. “O ano de 2010 foi péssimo para a agricultura cearense. Este ano, a safra de grãos (arroz, feijão e milho, que representam mais de 90% dos grãos produzidos no estado) e de castanha de caju será recorde”, afirma.

“O desempenho do setor agropecuário foi estimulado pelas boas chuvas registradas no período”, afirma o professor e economista Flávio Ataliba, diretor geral do Instituto de Pesquisa.

O setor de serviços - que corresponde a 69,33% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual – teve uma alta de 3,93% com relação ao segundo trimestre de 2010, quando o percentual obtido chegou a 6,84%. Isso foi causado pela desaceleração no ritmo do consumo. “Apesar da taxa de crescimento do setor de serviços ser menor do que a do ano passado, o setor”, segundo Ataliba, “continua sendo o que mais contribuiu para o crescimento do PIB cearense”. Em serviços estão inclusas as atividades de comércio, alojamento e alimentação, transporte, administração pública, aluguéis, instituições financeiras, serviços domésticos e de comunicação.

Já a indústria – que representa 23,61% do PIB cearense - experimentou um decréscimo de 1%, considerando o Valor Adicionado (quando ao PIB são adicionados os impostos), sobre igual período em 2010. O resultado revela uma desaceleração na atividade industrial cearense, enquanto que o Brasil já conseguiu resultados mais positivos, registrando variação de 1,7% no segundo trimestre deste ano. “O cenário é adverso para a indústria cearense. Praticamente todos os elementos da produção industrial caíram e as condições para a indústria de transformação ainda são precárias”, afirma o diretor do Ipece.

No primeiro semestre de 2011, o PIB cearense (a preço de mercado) registrou crescimento de 4,42%. Em termos de Valor Adicionado a preços básicos, a economia cearense cresceu 5,03% sobre igual período de 2010. Na mesma comparação, o Brasil cresceu 3,20% em relação ao ano anterior.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.