9 de setembro de 2011

PSD desfalcará o PSDB na Assembleia

Deputado Gony Arruda foi um dos primeiros a
deixar legenda tucana – foto Ethi Arcanjo
Cinco deputados, três suplentes e cerca de 40 prefeitos. É com esse tamanho inicial que o PSD, com DNA tucano, pode nascer no Ceará. Isso porque, segundo o secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado, Almircy Pinto, responsável pela criação da representação cearense do partido, seis membros da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa (AL) já têm um pré-acerto com os articuladores da futura legenda no Estado.

De acordo com Almircy, os parlamentares tucanos que pretendem migrar são: Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola, e os suplentes Nenêm Coelho, Cirilo Pimenta e Professor Teodoro. Além disso, confirmou conversar “mais intensamente” com os articuladores do PSD o secretário dos Esportes, Gony Arruda (sem partido), que desfiliou-se do PSDB recentemente, após desentendimentos com a executiva regional da sigla.

“Muitos deputados do PSDB ficaram perplexos com a atitude da executiva direcionada para mim. Porque eu tinha o aval da bancada para assumir o cargo de secretário”, afirmou, lembrando que o diretório não aceitou que ele ocupasse cargo no governo ao qual a sigla se opõe. Completa a lista de deputados que pretendem migrar para o novo partido, segundo Almircy, Leonardo Pinheiro (PR).

Contudo, a debandada em massa da bancada tucana, que ficará somente com três representantes, pode demorar mais do que o esperado. Isso porque, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), um pedido de impugnação contra a criação do diretório regional foi apresentado pela executiva nacional do PTB. 

O partido questiona em todos os estados a escolha do nome da legenda - Partido Social Democrático (PSD) -,que já foi utilizado em 2003, quando foi incorporada ao PTB. Para a executiva, a utilização da mesma sigla poderia confundir o eleitorado. A contestação deve atrasar a criação do diretório cearense do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que já existe em 12 estados no Estados.

O edital de criação do PSD no Ceará foi publicado na última quarta-feira e, durante 15 dias, deve passar pelo período de pedidos de impugnação.

O vereador Antonio Nevoeiro anunciou ontem em Altaneira que também deixará PSDB para ingressar no PSD.

Com informações O povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.